domingo, 31 de maio de 2015

câncer: 8,2 milhões de mortes por ano

Casos de quase todos os tipos de câncer estão se tornando mais numerosos em todo o mundo. Porém, a taxa de mortalidade por câncer caiu em diversos países, segundo um estudo da Universidade de Washington.
Os cientistas analisaram 28 tipos de câncer em 188 países. Em 2013, a pesquisa estimou que havia 14,9 milhões de novos casos e 8,2 milhões de mortes por câncer em todo o mundo.
"O câncer continua a ser uma grande ameaça para a saúde das pessoas em todo o mundo", disse a oncologista Dr. Christina Fitzmaurice e autora principal do estudo, em entrevista para o site EurekAlert!. 
"Prevenção do câncer, triagem e programas de tratamento são caros, e é muito importante que os países saibam que tipos de câncer causam o maior número de mortes, a fim de alocar recursos escassos de forma adequada", relata Fitzmaurice.
O câncer com maior incidência entre os homens foi o de próstata. Houve 1,4 milhão de novos casos e 293 mil mortes. Segundo o estudo, os casos de tumores na próstata mais do que triplicaram durante o período de 1990 a 2013, devido ao envelhecimento da população.
No caso das mulheres, fatores semelhantes contribuíram para o aumento na incidência de câncer de mama. Em 2013, 1,8 milhão de novos casos foram descobertos e 464 mil mulheres morreram devido a tumores nos seios. Em comparação com 1999, o número de novos casos duplicou.
Outros números que cresceram muito nos últimos anos estão relacionados aos novos casos de câncer de cólon e reto. O primeiro aumentou 92%. O câncer de estômago teve aumento de 23% e o de fígado cresceu 70% desde 1990.
Graças à prevenção e aos novos tratamentos, foram feitos progressos na luta contra certos tipos de câncer, como a leucemia infantil. No entanto, os pesquisadores descobriram que, de todos os tipos de tumores estudados, apenas os números de novos casos de linfoma de Hodgkin caíram entre 1990 e 2013.
Durante o mesmo período, as taxas de mortalidade de todos os tipos de câncer caíram em 126 dos 188 países estudados.
O número de mortes por câncer também está mudando à medida que aumenta o número de novos casos. O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, após as doenças cardiovasculares. A proporção de mortes devido ao câncer em todo o planeta aumentou de 12% em 1990 para 15% em 2013.
Os cânceres de pulmão, estômago e fígado permaneceram nas três primeiras posições das principais causas de morte por câncer, em ambos os sexos, no mundo. De acordo com os cientistas, as mortes por câncer de pulmão aumentaram em 56%, por câncer de estômago em 10% e por câncer de fígado em 60%.
Segundo o estudo, os cânceres afetam tanto os países ricos quanto as nações em desenvolvimento. O câncer de mama, por exemplo, continua a ser o tumor com o maior número de casos em mulheres em países desenvolvidos e em desenvolvimento.
As taxas de incidência do câncer de mama têm sido estáveis ou em declínio desde o início dos anos 2000. Nos países em desenvolvimento e nos desenvolvidos as taxas são mais baixas, porém o aumento é mais rápido em nações pobres.
Apesar de a classificação ser, em grande parte, igual em países ricos e pobres, existem alguns pontos fora da curva. O câncer cervical, por exemplo, ocupa a 8ª posição nas nações em desenvolvimento. Já nos países desenvolvidos, o mesmo tumor ocupa a 18ª posição.
Outro grande exemplo é o câncer de próstata, que ocupa o 13º lugar em países em desenvolvimento. Porém, nas nações desenvolvidas, o mesmo câncer ocupa a 6ª posição.
O câncer cervical tem um impacto particularmente significativo na África Subsaariana. Esse é o tumor mais comumente diagnosticado em quase 20 países da região, incluindo Gana, Nigéria e Zâmbia. Além disso, o câncer cervical é a causa mais comum de morte por câncer em mulheres em 40 países, como Etiópia, Quênia e Tanzânia.
"Com uma melhor triagem e tratamento, a África Subsaariana pode liderar o caminho na luta contra o câncer do colo do útero", disse Yohannes Adama Melaku, da Universidade Mekelle na Etiópia e co-autora do estudo em entrevista para o site EurekAlert!. "A prevenção será uma parte crítica do esforço para salvar vidas", relata Melaku.
Apesar de o câncer ser uma doença que afeta todos os países no mundo, algumas localidades mostram certas variações. Na China, o câncer de estômago é o segundo que mais mata entre as mulheres. No resto do planeta, o segundo câncer que mais mata mulheres é o de mama.
O linfoma não-Hodgkin é o câncer mais comumente diagnosticado em homens nos Emirados Árabes Unidos e no Qatar. No mundo, o câncer que é mais encontrado em homens é o câncer de próstata.
O câncer de boca, que não é relevante a nível mundial, é o segundo mais diagnosticado na Índia. Japão, Noruega, Espanha, Suécia e Portugal foram os únicos países do mundo onde os cânceres de cólon e de reto foram as formas mais letais de câncer para as mulheres.
"As estratégias mais eficazes para tratar os cânceres serão adaptadas às necessidades locais", disse o diretor do Instituto de Metrologia e Avaliação da Saúde Dr. Christopher Murray para o site EurekAlert!. "Os dados específicos de cada país podem ajudar na criação de políticas destinadas a reduzir o impacto do câncer, agora e no futuro", relata Murray.
Veja na tabela abaixo o número de mortes causada por cada tipo de câncer no mundo, em 2013: 
Tipo de câncerNúmero de mortes
1. Câncer de pulmão1.639.645
2. Câncer de estômago840.953
3. Câncer de fígado817.969
4. Câncer colorretal771.100
5. Câncer de mama471.011
6. Câncer de esôfago440.202
7. Outras neoplasias369.605
8. Câncer no pâncreas352.435
9. Câncer de próstata292.729
10. Leucemia265.125
Tabela com o número de mortes causada por vários tipos de câncer em homensde todo o mundo, em 2013:
Tipo de câncerNúmero de mortes
1. Câncer de pulmão1.154.629
2. Câncer de fígado564.201
3. Câncer de estômago530.318
4. Câncer colorretal413.986
5. Câncer de esôfago307.886
6. Câncer de próstata292.729
7. Outras neoplasias194.544
8. Câncer no pâncreas185.133
9. Leucemia148.931
10. Linfoma133.129
Tabela com número de mortes causada por vários tipos de câncer em mulheresde todo o mundo, em 2013:
Tipo de câncerNúmero de mortes
1. Câncer de pulmão485.017
2. Câncer de mama463.990
3. Câncer colorretal357.114
4. Câncer de estômago310.635
5. Câncer de fígado253.768
6. Câncer cervical235.732
7. Outras neoplasias175.061
8. Câncer no pâncreas167.302
9. Câncer no ovário157.754
10. Câncer de esôfago132.315

EXAME.COM

AL-RN: DÉCADA DE 1950 - "intensidade de debates, nível intelectual, diversão dialética"

Encerrando o período de turbulência, após o Estado Novo, vira-se mais um capítulo na história política potiguar. Cascudo narra a campanha que culminaria na eleição do próximo governador: 

“A décima-sétima legislatura, Constituinte e Ordinária, 1947-1951, instala-se a 31 de julho, promulgando a Constituição em 25 de novembro. Encerrou os trabalhos a 31 de janeiro de 1951, Presidiu a Constituição o médico Pedro Soares de Araújo Amorim, e a ordinária o Vice-Governador Des. Tomás Salustino Gomes de Melo.  Essa Assembleia empossou o Governador José Augusto Varela, severo, reto, íntegro, um dissolvido de outubro de 1930. Prefeito de Natal, Deputado Federal, terminado o mandato desceu as escadas do Palácio e foi reocupar o seu posto de médico no interior, mais pobre que antes por ter vendido a propriedade rural para despesas imprevistas. Concorrera o Des. Floriano Cavalcanti de Albuquerque, a mais alta cultura filosófica e socióloga do Estado, magistrado conspícuo, tribuno brilhante, vida sem nódoa. Prélio em campanha intensa, apaixonada, trepidante e sem lama, palavrada e caco de vidro. A batalha irmanou-os em cordial estima pessoal, às avessas do consuetudinário brasileiro”.

Relembra Câmara Cascudo: “Os dez anos sem deputados funcionaram como contra-prova e excitação mental, estágio concentrador e tenacidades, interstício para promoção. Os ‘dissolvidos’ de pouca densidade diluíram-se nas desilusões, enfados, preguiça de lutar. Os de boa polpa resistente, conservaram a vocação como um voto rancoroso de represália”. E completa a seguir: “Getúlio Vargas foi deposto em 29 de outubro de 1945. O presidente do Supremo, José Linhares, mandou proceder a eleição geral de 2 de dezembro, trazendo o general Eurico Gaspar Dutra, honesto, simples, bom para o aranhol do Catete, viveiro de moscas com fome canina. Em 19 de janeiro de 1947 é que tivemos eleição para Governador em voto direto e coletivo. A mais recente datava de vinte anos, 1927, para Juvenal Lamartine. O mapa político do Rio Grande do Norte dividia-se entre pessedistas e udeistas. O P.T.B. avançava lentamente apesar da simpatia propagada. Não era abundante a matéria prima utilizável. Os dois mentores, José Augusto Bezerra de Medeiros e José Georgino Alves Avelino, da União Democratica Nacional e Partido Social Democrático, dispunham das hostes eleitorais”.

Essa 17ª legislatura configura na história parlamentar do Rio Grande do Norte “uma das mais sugestivas pela intensidade de debates, nível intelectual, diversão dialética. O programa dos trabalhos normais não ocuparia o espaço mental disponível naquelas inteligências inquietas, estudantes de seiva sem frutificação imediata. Governistas e Oposicionistas recorrem a inflação retórica na ausência de plano objetivo de realização concreta. O público, normalmente desinteressado, repletava as galerias, acompanhando os duelos ou escaramuças grupais com a atenção alerta e esportiva de campeonato olímpico. Os comentários prolongavam na cidade o rumor dos embates e a repercussão deliciada das respostas felizes, que pareciam eternas, mas ninguém as recorda mais. Adiava-se encontro comercial para não perder-se um discurso, com prometidos apartes contundentes. Em certos momentos os oradores dirigiam-se à assistência aclamadora como um comício”.

Destacam-se líderes como Manuel Varela de Albuquerque, “magro e nervoso, enfrentando o turbilhão, sem pausa e sem receio”. Câmara Cascudo retrata o clima da época assim: “Proclamada a candidatura de Dix-Sept-Rosado, contra a de Manuel Varela, a Assembleia voltou ao clima frenético de 1935, inoperante e atroadora como trovoada de verão. Não posso nem devo citar os tribunos porque seria indesculpável a involuntária omissão que desejo evitar. Pela primeira vez  a sedução ácida de um impeachment (26 de janeiro de 1951) desdobrava as asas tumultuosas. É desviado, mas o Governador maguado, passa o exercício do cargo na véspera da posse do eleito Dix Sept e este recebe a investidura pela voz do Des. Carlos Augusto Caldas da Silva, presidente do Tribunal de Justiça, que se gabaria de ter sido o Governador sem despesas. Áulicos e demissões”.


TRIBUNA DO NORTE

AL-RN: da Revolução de 1930 a queda de getúlio

Tudo caminhava bem tranquilo na província do Rio Grande do Norte. O governador Juvenal Lamartine implantara um significativo progresso, quando estourou o Outubro de 1930. Câmara Cascudo descreve o período parlamentar dessa forma: “Veio a Revolução de 1930 e, cinco anos depois, a eleição para a Constituinte e Assembleia ordinária. Era historicamente, a décima-sexta mas foi rotulada com o número um, inicial de outra série, começo de Era Nova, expurgada dos erros, omissões e enganos das épocas inomináveis. Os vinte e cinco deputados eleitos estavam divididos em dois Partidos, o majoritário Partido Popular e a Aliança Social, minoritária”.

A Revolução de 1930 ocorreu num período em que o Brasil passava por mudanças políticas, sociais e econômicas de fundamental importância. No Rio Grande do Norte, as forças políticas do Agreste e do Seridó, se confrontavam para definir os novos rumos. As lideranças políticas do Seridó, que lutaram contra a oligarquia dos Maranhão, apoiaram José Augusto. Mais tarde também apoiaram Juvenal Lamartine, governador na época da que estourou a chamada Revolução de 30. Foi um período complexo, em que muitas vezes os conflitos acabavam em consenso entre as forças do poder, enquanto a oposição recebia apenas repressão.

O governador Juvenal Lamartine fechou sindicatos e censurou a imprensa da oposição. Neste clima de instabilidade surgiu a necessidade da sucessão estadual. O nome cotado pela oposição era o desembargador Silvino Bezerra Neto, que rompera com Juvenal Lamartine, em 1929, durante a campanha presidencial. É nesse clima que explode a Revolução de 30 no Rio Grande do Norte. 


O governador foi deposto e começou uma disputa pelo poder: a Aliança Liberal dividida em torno dos nomes de Café Filho e Silvino Bezerra Neto para o governo do Estado. Foi instituída então uma Junta Militar para garantir a ordem pública e consolidar a mudança de poder. Após isso, foi escolhido Lindolfo Câmara para o governo provisório. Mas foi substituído por Irineu Joffily, que cuidou das reformas, apurou e instaurou inquéritos de atos políticos ocorridos na Velha República. Como medida administrativa, ele tentou reduzir as despesas e o corpo de funcionários do Estado. Ele fundou também a Legião Revolucionária, que tinha como objetivo garantir as instituições e restaurar os princípios republicanos.

A debandada foi geral. O governador Juvenal Lamartine seguiu para o exílio na França, onde permaneceu até 1933, ano das primeiras eleições constitucionais depois do golpe que colocou Getúlio Vargas no poder. Muitos outros partiram do Rio de Janeiro, então capital federal, seguindo José Augusto de Medeiros, que havia sido eleito senador, pela legislatura de 1928, dissolvida pela Junta Militar em outubro de 1930.

Esses parlamentares que partiram, foram fundamentais para a criação de uma nova oposição aos interventores que administraram o RN entre 1930 e 1932. Logo em seguida foi nomeado Mário Câmara, amigo pessoal de Getúlio Vargas e oficial de Gabinete.

A oposição, liderada por José Augusto, inicia uma resistência através da imprensa. É um período de afirmação dos intelectuais na política potiguar. Além da imprensa, este é um período de intensa produção documental, em livros escritos por políticos alijados do poder, os chamados “decaídos”. É essa ação parlamentar fora do círculo do poder que fomenta a nova configuração política durante o Estado Novo de Getúlio Vargas no Rio Grande do Norte. Dioclécio Duarte, Adauto Câmara, Amphilóquio Câmara, Juvenal Lamartine e José Augusto foram os mais destacados nessa campanha. 

Relembra Câmara Cascudo: “Os dez anos sem deputados funcionaram como contra-prova e excitação mental, estágio concentrador e tenacidades, interstício para promoção. Os ‘dissolvidos’ de pouca densidade diluíram-se nas desilusões, enfados, preguiça de lutar. Os de boa polpa resistente, conservaram a vocação como um voto rancoroso de represália”. 


E completa a seguir: “Getúlio Vargas foi deposto em 29 de outubro de 1945. O presidente do Supremo, José Linhares, mandou proceder a eleição geral de 2 de dezembro, trazendo o general Eurico Gaspar Dutra, honesto, simples, bom para o aranhol do Catete, viveiro de moscas com fome canina. Em 19 de janeiro de 1947 é que tivemos eleição para Governador em voto direto e coletivo.  A mais recente datava de vinte anos, 1927, para Juvenal Lamartine. O mapa político do Rio Grande do Norte dividia-se entre pessedistas e udeistas. O P.T.B. avançava lentamente apesar da simpatia propagada. Não era abundante a matéria prima utilizável. Os dois mentores, José Augusto Bezerra de Medeiros e José Georgino Alves Avelino, da União Democratica Nacional e Partido Social Democrático, dispunham das hostes eleitorais”. 

TRIBUNA DO NORTE

PRODUTIVIDADE: Brasil x EUA

Segundo levantamento da Folha de São Paulo, publicado hoje (31), quatro trabalhadores brasileiros são necessários para atingir a mesma produtividade de um norte-americano. 
A distância, que vem se acentuando e está próxima da do nível dos anos 1950, reflete o baixo nível educacional no Brasil, a falta de qualificação da mão de obra, os gargalos na infraestrutura e os poucos investimentos em inovação e tecnologia no país.
151509
Folha.com
Mais: AQUI

sábado, 30 de maio de 2015

FAO: 795 milhões de pessoas passam fome no mundo

Uma em cada nove pessoas passa fome no mundo. O número assusta, mas é motivo de celebração para a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Isso porque a situação já foi muito pior, segundo o relatório 2015 da entidade.
Atualmente cerca de 795 milhões de pessoas são consideradas subnutridas pela ONU, mas esse número chegava a um bilhão em 1990. O avanço é mais significativo se for considerado que a população cresceu desde então. Hoje, 12,9% de pessoas no planeta ingerem menos calorias do que o recomendado pelas Nações Unidas. Essa parcela era de 23,3% há 25 anos.
Para a ONU, a melhoria foi global, embora algumas regiões tenham avançado pouco. É o caso da África Subsaariana e do Sudeste Asiático, palcos de conflitos civis e guerras. Já o Brasil foi um dos destaques: conseguiu erradicar a fome, sendo considerado um país com um número "estatisticamente insignificante" de subnutridos.
Para Carlos Lopes, secretário geral adjunto da ONU, o sucesso brasileiro pode ser associado ao esforço em cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). "Houve um esforço no Brasil de levar os objetivos a sério, não só pelo governo, mas também pelo setor privado e pela sociedade civil", afirma o diplomata.
Os ODM foram criados em 2000, quando o Brasil e outros 188 países se comprometeram a cumprir, até 2015, um pacote de metas estipulado pela ONU. Entre elas, diminuir a miséria no mundo pela metade, reduzir a mortalidade materna, universalizar a educação. E erradicar a fome, objetivo alcançado pelos brasileiros antes do prazo final.
Mas Lopes alerta: não há tempo para se desperdiçar comemorando. “O mundo nunca teve tanto para celebrar em termos de progresso social como hoje”, afirma Lopes. "Mas a crise financeira de 2009 destruiu uma boa parte das conquistas, mostrando que os avanços são louváveis, mas frágeis." Períodos com atividade econômica fraca e baixa criação de empregos tendem a ser ruins para todos, mas afetam de forma especialmente dura as famílias recém-saídas da pobreza. Elas podem voltar à situação precária anterior. O diplomata menciona também, como exemplo do desenvolvimento meio manco do início do século XXI, a perda de biodiversidade ocorrida nos últimos 15 anos.
Alguns especialistas criticam o fato dos objetivos serem tratados de forma isolada, reduzidos a metas. “Não adianta falar só em transferência de renda”, diz Iara Pietricovsky, representante do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). “É necessário discutir de forma conjunta o acesso à educação, as desigualdades existentes, como as áreas urbanas que estão sendo aproveitadas”.
Segundo Alessandra Nilo, diretora da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), tratar os avanços de forma isolada não resolverá os problemas. "Se não tivéssemos os Objetivos do Milênio, não teríamos reduzido tanto a fome e miséria", afirma. "Mas as metas precisam dialogar entre si, ou esse progresso nunca será suficiente".

ÉPOCA.com

Mais: Fome oculta afeta uma em cada quaro pessoas no Mundo informa OMS

Potiguares do Alto Oeste: transposição do rio São Francisco? isso não te pertence


São recursos para conclusão da adutora de Carnaúba dos Dantas, para o início das obras da adutora de engate rápido de Currais Novos, para o sistema Alto Oeste, para a barragem de Oiticica e a operação carro-pipa. Ações importantes para minimizar os efeitos causados pela crise hídrica e o quinto ano consecutivo de seca no estado. “Por várias vezes recebi o deputado Beto Rosado, que em algumas ocasiões também trouxe a bancada potiguar, para pedir que essas obras pudessem caminhar.
Com o orçamento publicado, agora podemos fazer essa garantia. São recursos liberados pela presidenta Dilma, a pedido do deputado Beto Rosado”, destacou o ministro.

blog Carlos Santos
-------------------------------------------------------------------------------
Caso o deputado do PP não tivesse interferido as obras seriam paralisadas? 
As falas atribuídas ao ministro deixam a impressão que não existe preocupação com o sofrimento dos potiguares, as "coisas" só caminham por causa dos pedidos, o governo só funciona INSTIGADO por pedidos de políticos...
Também não descarto a possibilidade da assessoria repassar material para a imprensa dando maior relevo ao papel do parlamentar do PP. Não deveria, mas é usual.
É isso, ou é necessário reconhecer que esse ministro veio ao RN para fazer média com o deputado Beto Rosado...
Transcrevo os trechos da página do Ministério:
"O Projeto São Francisco é uma obra fundamental para 12 milhões de habitantes dessa região, afirmou o ministro. Ele mostrou o avanço das obras no Eixo Leste, onde a água do Velho Chico já está sendo captada. "Nosso compromisso é, gradativamente, entregar água àquelas comunidades onde a água (da integração) estiver passando", disse.
 
Com relação ao Eixo Norte, que vai alcançar o estado potiguar, Occhi adiantou que no próximo mês deverá ser ligada a energia para se iniciarem os testes de bombeamento de água da primeira estação. "Nossa expectativa é que até setembro tenhamos condições de entregar 50 km de água no Eixo Norte. E, no meio do ano que vem, tenhamos água chegando ao Ceará."
 
Também no Eixo Norte, de acordo com o ministro, o Ramal do Apodi é a obra que trará segurança hídrica para 600 mil pessoas do estado. Mesmo com restrições orçamentárias, Occhi se comprometeu com a execução da obra do sistema Alto Oeste

"Nós vamos fazer todo o esforço, para que a gente possa fazer essa obra do sistema do Oeste." 

O ministro também prometeu apoiar o estado, por meio do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), na obra de Currais Novos até Acari. 
 
Para Occhi, é fundamental que a água do São Francisco chegue até os reservatórios de Orós e Castanhão, no Ceará, para reforçar o abastecimento de cerca de 5 milhões de pessoas da região metropolitana de Fortaleza."

O ministro prometeu entregar água nos locais em que... a água estiver passando. Que bela promessa? Em meados de 2016 a água, talvez, quem sabe... chegue ao Ceará.

Aliás, o que é FUNDAMENTAL mesmo para o ministro é que a água chegue aos cearenses. Aí, depois, se der, com muito "esforço", as 600 mil almas do Oeste potiguar, lá pra 2020, serão contempladas com a "bondade" governamental, mas TUDO isso só acontecerá se os nossos prestigiados políticos continuarem "pedindo".

Por enquanto, o caminhão pipa é suficiente.

Alguns "enxergaram" R$ 200, 300 milhões "ouvindo a conversa" para o RN... O sol quente na "mulera" deve tá fazendo mal, pois eu só "enxerguei" carro pipa

transposição do rio são francisco: sabe quando o alto oeste potiguar será beneficiado? talvez em 2019

Leiam:

"Um dos objetivos do seminário sobre as obras de transposição do rio São Francisco (veja AQUI), organizado em Mossoró pelo deputado Beto Rosado (PP), foi debater o projeto do ramal Apodi. O evento aconteceu ontem à tarde no auditório do Hotel Villa Oeste, em Mossoró.

O ramal vai levar água para a região do Alto e Médio Oeste do Estado, beneficiando municípios como Pau dos Ferros, que sofre com a falta de chuvas, passando pela barragem de Santa Cruz, em Apodi, e pelo rio Mossoró, até desembocar no mar, em Areia Branca.
A discussão foi levantada pelo deputado Beto Rosado, que tem acompanhado a execução das obras no São Francisco e observou que o projeto do ramal ainda não havia sido concluído, embora estivesse previsto.

"Estávamos correndo o risco de termos os eixos principais levando água para a Paraíba e o Ceará, sem que os canais que estenderiam a obra para o Oeste do Rio Grande do Norte. Por isso entramos nessa luta pela licitação do ramal”, destacou Beto Rosado.

A Beto Rosado e a todos os presentes, o ministro da Integração, Gilberto Occhi, falou pela primeira vez que o projeto executivo do ramal ficará pronto em um mês e que a sua intenção é licitar a obra no segundo semestre deste ano. “Vamos buscar incluir o ramal entre as obras do PAC 3, para que a sua construção seja iniciada em 2016 com prazo de 36 meses para conclusão”, afirmou Occhi.
Com informações da Assessoria de Imprensa de Beto Rosado." via blog Carlos Santos
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O que podemos dizer sobre essa nova promessa?

É apenas mais uma promessa que um Ministro faz sobre os 'benefícios' que o RN terá com a transposição. Outro já fez isso.

Leiam a matéria da TN no início de 2013: "Águas do rio chegam ao RN em 2015".

Ressalto o trecho:
"A recuperação de açudes é uma necessidade primária. Segundo Fernando Bezerra, os açudes de Angicos, Pau dos Ferros, Santa Cruz e a barragem Armando Ribeiro Gonçalves serão recuperados ainda esse ano. " (o ministro Bezerra anunciou que diversos reservatórios potiguares seriam recuperados ainda em 2013. O que aconteceu?)

A transposição começou em 2007 e a previsão era concluir no final de 2012. Cronograma de obra pública no Brasil é feito para ser descumprido e em 2013 o ministro "informou" que a água chegaria ao RN em 2015. Não chegará.

E a região do Alto Oeste nem projeto tem.

A "promessa" da vez é "buscar incluir a obra no PAC 3". Caso seja incluída, talvez, quem sabe... a obra poderá iniciar em 2016 e a conclusão? 2019... Pós Dilma...

Que coisa hein?

Resta aos potiguares da região mais castigada pela seca a certeza que vão continuar dependendo dos carros pipas. Aliás, para a operação pipa o tal ministro já "tranquilizou" os sedentos e cada vez mais "sebentos" (vai faltar água para tomar banho) moradores da região que não faltará dinheiro.

A "indústria da seca" agradece.

Apenas para registro: o Alto Oeste foi a região que deu a maior proporção de votos a presidente Dilma, salvo melhor juízo. E agora fomos informados por seu ministro que não será ela a entregar e inaugurar a obra. Não será Dilma e, provavelmente, nem outro(a) que lhe suceder.

Triste sina severina...

RN: relatório PAC 2 (2011-2014)

Até dezembro de 2014, o PAC 2 concluiu R$ 796,4 bilhões em ações, o que corresponde a 99,7% das ações previstas para o período 2011-2014. Esse resultado é 17,8% superior em relação ao último balanço, quando o volume de obras concluídas foi de R$ 675,8 bilhões.

Neste relatório, estão as informações regionais do 11º Balanço do PAC 2. São dados dos seis eixos do Programa: Transportes, Energia, Cidade Melhor, Comunidade Cidadã, Minha Casa, Minha Vida e Água e Luz para Todos. 

Confira a evolução dos empreendimentos do PAC 2 e as principais realizações no estado do Rio Grande do Norte.


SUDENE: dados sobre o nordeste - biênio 2011-2012

Boletim

   










 Emprego e Rendimento
        2011 - janeiro a abril 
        2011 - janeiro a agosto 
        2011 - completo 
        2012 - primeiro semestre 
        2012 - completo 

    Demografia 

    Comércio Exterior
         2010 - 2011 
         2011 - 2012 

    Infraestrutura
        Energia
                Energia 2011 
                Energia 2012 
      
  Cimento
                2011 - completo 
                2012 - primeiro semestre

“A Sudene e o processo de desenvolvimento regional”

O coordenador-geral de Gestão Institucional da autarquia, Manoel Barreiros, explicou que a atual base da estratégia regional é promover a inclusão social através da ampliação da base econômica e da distribuição dos ativos estratégicos.
Foram repassadas informações sobre a finalidade, missão, mecanismos institucionais e instrumentos operacionais da Sudene. Os Fundos de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e os incentivos fiscais foram destacados como principais atrativos para a instalação de empreendimentos na Região. A estimativa é de que os dois Fundos sejam responsáveis pelo investimento de R$ 64,4 bilhões no Nordeste entre 2015 e 2018, como demonstrado no slide abaixo:
Tabela Fundos


















Com relação aos incentivos fiscais, foram aprovados 622 pleitos nos anos de 2013 e 2014, cujos empreendimentos contemplados representaram investimentos superiores a R$ 60 bilhões. Foram citados, ainda, os principais projetos estruturadores nos quais a Sudene vem trabalhando: Trem da Costa Dourada; Malha Aérea Regional; Planos de Desenvolvimento Sub-Regional Sustentável; Cultura de Trigo nos Cerrados do Nordeste; Planejamento Energético da Região; Programa de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Competitividade para o Nordeste Brasileiro; Programa Água para Todos; Implantação de Corredores Multimodais de Transporte de Cargas e Passageiros na Região; Mapeamento da Rede de Água e Esgoto das Grandes Cidades do Nordeste; Implantação de Grandes Linhas de Transmissão para Cidades Litorâneas do Nordeste; Levantamento Aerofotogramétrico do Nordeste e Procondel.
Sudene

aeroporto de são gonçalo do amarante-RN: primeiro ano de operação com resultados bem modestos

A partir de 7 de junho, o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, receberá voos cargueiros da Alemanha. Com frequência semanal, o voo será operado pela companhia aérea Lufthansa, uma das dez maiores do mundo. De acordo com a companhia, o cargueiro Lufthansa Cargo MD-11F tem capacidade para 93 toneladas e deverá transportar produtos perecíveis. 

O voo -  o primeiro voo exclusivamente de cargas a atender o RN - interligará os aeroportos de Viracopos, em São Paulo, Natal; Léopold Sédar Senghor, no Senegal e Frankfurt, na Alemanha. A primeira aeronave aterrissa em Natal no próximo domingo (7), às 13h50 (horário local), e parte rumo à África às 15h20. Segundo a assessoria de comunicação da Lufthansa, a expectativa é que os voos aconteçam sempre aos domingos, neste horário. 


A Receita Federal também confirmou o início das operações do novo voo. Já a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou, em nota, ainda não ter recebido o pedido formal da companhia alemã.

Embora possua um terminal de cargas com o dobro da capacidade do antigo Augusto Severo, em Parnamirim, a movimentação de mercadorias no primeiro ano de funcionamento do aeroporto Aluízio Alves registrou um crescimento de apenas 8,7%. De acordo com levantamento feito pela TRIBUNA DO NORTE sobre dados da Infraero, o Augusto Severo movimentou 7,3 toneladas de carga entre junho de 2013 e abril de 2014. De junho de 2014 a abril de 2015, período em que o terminal de cargas do ASGA esteve em operações, a movimentação foi de 7,9 toneladas. 


De acordo com o Consórcio Inframérica, acrescentando o mês de maio as exportações atingem quase 10 mil toneladas. A média de cargas movimentadas é de 600 toneladas/mês, segundo o Consórcio Inframérica, que administra o aeroporto. Entre as cargas exportadas, 60% são frutas frescas in natura (mamão, manga, abacaxi); 35% são peixes frescos (Atum e Meca) e outros 5% são diversos, como tecidos. Já as importações em sua maioria, são peças e máquinas para os parques eólicos, equipamentos para estudo nas universidades, peças e máquinas para o pólo industrial em Goiana, Pernambuco.

Para os exportadores, a chegada de um novo voo é bem recebida. “Não tem problema que os voos passem por São Paulo ou outras cidades. A nossa questão é que eles passem por Natal, porque aí não preciso mandar para Recife e Fortaleza para que ele chegue no destino final”, avalia o gerente geral da Caliman no Rio Grande do Norte, José Antônio Facini Júnior. A Caliman é a maior produtora exportadora de mamão papaya do país – com produção em Pureza, no interior do RN, encaminha frutas para Portugal e Espanha, com mercados ainda na Suíça e na Alemanha.

Aeroporto em números - Confira detalhes sobre fluxo e investimentos:


- Estrutura aeroportuária
Dados sobre movimentação apontam crescimento no transporte de cargas e passageiros

R$ 500 milhões foi o investimento do Consórcio Inframérica no aeroporto até agora
2,6 milhões foi a movimentação de passageiros no aeroporto de São Gonçalo do Amarante no último ano
24 mil voos recebidos
9% foi o crescimento do número de voos entre junho de 2014 e 29 de maio de 2015

- Cargas
10 mil toneladas transportadas até maio
600 toneladas transportadas/mês
60% são frutas
35% são peixes frescos
5% são diversos
500 cabeças de gado deverão ser transportadas via aérea ainda neste ano

Fonte: Inframérica, via Tribuna do Norte