segunda-feira, 3 de outubro de 2016

RN: RESCALDO PÓS "FEIRÃO DA DEMOCRACIA" - PARTE II

PORTALEGRE

Neto da EMATER entrou para a história da política portalegrense como a maior liderança existente. O prefeito foi reeleito com uma maioria esmagadora sobre Antonino Rêgo ("Careca") que foi o responsável por introduzir Neto na política portalegrense.

A 'criatura' superou e venceu o 'criador', aplicando-lhe uma 'sueca' (venceu em todas as urnas). Fato similar já tinha ocorrido em Portalegre quando o "Careca" aplicou uma 'sueca' em Euclides Pereira na eleição de 1992.

O conhecimento que Neto tem da política local e sua capacidade de 'articulação' são 'trunfos' imbatíveis. O prefeito Neto conhece tanto o eleitorado que sabe quando e como chegar em cada um e, mais do que isso, conhece os pontos fracos dos adversários.

Enquanto Neto trabalha com profissionalismo e método, quase perfeccionista, os adversários são amadores, dispersos e com baixíssima capacidade de 'articulação'.

Nos 'quadrinhos': o patinho indefeso sempre consegue escapar do jacaré guloso...
Resultado de imagem para jacaré e pato

Na natureza: os 'patinhos indefesos' sempre acabam no bucho dos 'jacarés gulosos'...

Na política: os 'patinhos indefesos' sempre acabam com mais uma derrota no bisaco...

O que mais impressiona na capacidade do prefeito Neto é o controle que tem para influenciar na eleição dos vereadores. Fez seis vereadores: Dorinha, Neto do padre, Edson do sindicato, Márcio da bica, Erneide (nora de Euclides), Nilcivan do Bonsucesso.

A vereadora Dorinha tem serviços prestados na saúde, mas ninguém tem dúvida de sua ligação com o prefeito. A filha é secretaria da pasta da Saúde e a vereadora é cunhada do prefeito.

O vereador Neto do padre é o homem de confiança do prefeito nas associações comunitárias e sempre conta com o apoio pessoal de Neto da EMATER em sua campanha.

O vereador Edson do sindicato é ligado aos trabalhadores rurais e é o atual vice-prefeito. Abriu mão de sua condição de vice-prefeito e, também por isso, contou com a atenção especial do prefeito Neto da EMATER.

O vereador Márcio da bica foi, segundo uma fonte, o candidato que o prefeito mais tinha interesse em elegê-lo. Tornou-se quase uma questão pessoal de Neto ajudá-lo na eleição, tendo em vista a lealdade e a ajuda de Márcio na eleição de 2012.

A vereadora Erneide contou com o respaldo do ex-prefeito Euclides, afinal foi a representante da família no pleito.

Não disponho de informações sobre o vereador Nilcivan do Bonsucesso e por isso não sei se contou com a ajuda direta do prefeito Neto.

O único vereador do grupo mais próximo do prefeito que não conseguiu renovar o mandato foi Afrânio Lucena e creio que isto ocorreu porque Neto deve ter considerado a possibilidade de eleger sete vereadores, mas, certamente, a situação será resolvida, puxando-se um dos seis eleitos para o secretariado ou acomodando o vereador não eleito numa secretaria.

Não estou desmerecendo a capacidade de trabalho e os serviços prestados pelos candidatos(as) eleitos(as), mas é notória a influência que Neto exerce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário