quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

médicos cubanos: a 'revolução' no psf potiguar?

Acompanhei, nos últimos dias, as notícias sobre a chegada de inúmeros profissionais cubanos a nossa região para iniciarem suas atividades nas equipes de saúde da família.

Já temos médicos atendendo em São Miguel, Riacho de Santana e Coronel João Pessoa e recebi informações que a população recebeu bem os cubanos. Alguns pequenos problemas de comunicação também foram relatados.

Mais recentemente, chegaram três profissionais em Pau dos Ferros, um para Taboleiro Grande e outro para Portalegre.

Creio que o Programa Mais Médicos do governo federal ajudará significativamente aos gestores de nossa região. A dificuldade para contratação de médicos é crônica e sempre acaba prevalecendo o interesse dos profissionais (jornada de trabalho reduzida) e salários elevados.

Creio também que o trabalho realizado pelos profissionais do Mais Médicos, com dedicação exclusiva (oito horas por dia, de segunda a sexta), também forçará os profissionais contratados diretamente pelas prefeituras a trabalharem mais.

Ou os gestores continuarão aceitando jornadas menores para os brasileiros? Será difícil explicar a população e aos órgãos de controle, como o MP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário