quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A CRIAÇÃO DO Blog “Sertão Potiguar”: Porque escrever?


A resistência em criar e editar o Blog “Sertão Potiguar” foi superada pela oportunidade que este tipo de mídia cria para o diálogo com os leitores. A interação será, evidentemente, através dos comentários e opiniões dos leitores que, porventura, possam se interessar pelo debate ou, simplesmente, pela manifestação das ideias.

Creio que este tipo de experiência pode ser bastante salutar para estimular a capacidade de síntese, sem ser superficial; ampliar os mecanismos de ensino-aprendizagem através da troca de experiências; despertar a reflexão e a interação com os leitores; discutir as oportunidades e desafios que se apresentam; enfim, exercitar a gratificante arte de escrever.

Creio que o texto do professor Antônio Ozaí da Silva explica esta necessidade que temos de expressar nossas opiniões:

“Por que escrever? Para registrar experiências cotidianas? Para revigorar um dos passatempos mais antigos da humanidade: o falar de si mesmo e dos outros? Seria a necessidade do ego, também tão antiga quanto o mito de narciso? Por que, enfim, se expor? O costume humano a lutar contra o esquecimento é uma tradição que remonta à oralidade. A tecnologia contribui para isto.
Escrever é conversar consigo mesmo e com os outros; é organizar idéias e abrir a mente ao diálogo como o "feito", o "falado" e aquilo que os olhos e os ouvidos nos transmitem. Devemos estar abertos a aprender com a própria experiência e, escrever sobre o que lemos, ouvimos e vivemos, é também uma forma de aprofundar este aprendizado. Esta disposição ao diálogo, a aprender com o mundo e os que vivem no mundo, é fundamental a quem se propõe a ensinar. O educador precisa ser educado e este processo é permanente.
Escrever é lutar contra a natureza, isto é, contra a potencial perda de memória que avança com o passar dos anos. Escrever é, simplesmente, uma necessidade - em especial quanto a mente parece enredada num turbilhão de idéias.
Eis o que espero ao utilizar este recurso. Que este espaço seja mais uma possibilidade para aprender-ensinar, dialogar, compartilhar idéias; que seja um espaço de reflexão, crítica e autocrítica permanente da prática docente”.

A audiência de um blog é resultado de trabalho árduo. Exige-se tempo disponível e muita dedicação e como não disponho de muito tempo livre não terei como manter um ritmo satisfatório de atualizações. 

Certamente não serei um campeão de audiência e nem tenho esta pretensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário