terça-feira, 29 de novembro de 2011

Marketing promocional, crescimento econômico e o processo de racionalização do mercado no RN


O mercado norte-riograndense passa por um processo de crescimento vertiginoso e com a complexificação de suas práticas, surgem também em seu seio inúmeras atividades voltadas para a racionalização das vendas.

Evoluindo acima da média nacional, conforme o IBGE, o RN está exportando, além da sua já tradicional balança de produtos primários e secundários, novos serviços no âmbito do mercado e da política.

Aliado a este importante incremento de mercado, há o aumento da concorrência no plano da política. Rogério Marinho, só para se ter ideia do aspecto de disputa em que se encontra o mercado político do RN, ficou na primeira suplência com mais de 100 mil votos, o que, com certeza, lhe daria a vitória em outros estados.

A entrevista concedida pelo Psicólogo João Paulo Galvão para a jornalista Thaisa Galvão ajuda a entender um pouco este processo de acirramento concorrencial nas ações de mercado e dos pleitos eleitorais no RN, além da necessidade de racionalização de suas práticas.

 Do blog da Thaisa Galvão

Ele é psicólogo por formação, publicitário por paixão, nasceu em Brasília, tem 30 anos, é casado e pai de João Felipe e Marina.

O empresário João Paulo Galvão é natalense de origem: neto do ex-prefeito de Natal (1950-1952) Olavo João Galvão.

Juntando psicologia com política, o resultado foi marketing promocional.

João Paulo criou a Supermidia, que atua hoje em 9 estados brasileiros.

Para explicar o que é a empresa criada em 2005, JPG é o entrevistado de hoje no quadro FIM-DE-SEMANA

Thaisa Galvão – O que é a Supermidia?

João Paulo Galvão – O grupo Supermidia é o maior veículo de marketing promocional e de marketing direto do Rio Grande do Norte. Viemos da logística, das ruas, do contato humano. Nascemos sim, com um panfleto nas mãos. Fomos crescendo e sendo mais exigidos. Passamos a fazer promoção, repensar o marketing direto e, com isso, perseguir os resultados difíceis aos modos convencionais.

A coincidência foi substituída pela ciência, o achismo deu lugar à estatística e todos os nossos processos passaram a ser sistematicamente controlados. Os bons resultados nas vendas dos nossos clientes se tornaram nossos maiores prêmios. E esses cases nos abriram portas. Conquistamos a empatia dos departamentos de marketing e vendas, das agências de publicidade e claro, dos clientes, que nos deram voz ativa nas suas principais decisões estratégicas. Somos a Supermidia. Não por ser a maior, mas por superar todas as outras quando o assunto é ampliar vendas.

Thaisa Galvão – Além do Rio Grande do Norte, aonde mais vocês atuam?

João Paulo Galvão – Além do RN, também atuamos em diversos estados como Ceará, Pernambuco, Paraíba, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Goiás.

Thaisa Galvão – Qual a ação que dá maior retorno ao empreendedor que aposta no marketing promocional?

João Paulo Galvão – A ação que dá mais retorno é a ação que é planejada e segmentada da maneira correta. A Supermidia é um veículo estruturado para potencializar estratégias de comunicação. Por meio de mapas, logística, geoprocessamento, modernos sistemas operacionais e outras avançadas tecnologias, a informação chega ao consumidor de forma rápida e direta.

Thaisa Galvão – Quais os clientes da Supermidia no RN?

João Paulo Galvão - Temos clientes de todas as áreas de atuação: Armazém Pará, Atacadão, Claro, BSPAR-Delphi, Extra, Moura Dubeux, Diagonal e Rossi, Cyrela Plano & Plano e Abreu, PDG, Estrutural, Tim, Vivo, UnP, entre outros.

Thaisa Galvão - E fora do Estado?

João Paulo Galvão - Alguns desses citados também são atendidos por nós fora do Estado, como Cyrela, Tim e Vivo, além da construtora Brookfield, do Governo do Distrito Federal e da Prefeitura de São Bernardo do Campo, só para citar alguns exemplos.

Thaisa Galvão - Vocês também atuam em campanhas políticas?

João Paulo Galvão - Sim, nos especializamos nisso.

Thaisa Galvão - Qual a ação política que marcou a história da empresa?

João Paulo Galvão - Nossos cases são as últimas três campanhas vencedoras: Wilma, Micarla e Rosalba. Na primeira, fomos os autores da Operação Formiga Vermelha, com a criação, o desenvolvimento e a implementação da ação, que foi o diferencial para a vitória de Wilma em Mossoró. Essa primeira nos credenciou para atuar na vitória histórica de Micarla e, em seguida, de Rosalba. Nosso trabalho foi conhecido pelo publicitário Duda Mendonça, que nos convidou para fazer as campanhas dele em São Paulo.

Fomos nós que fizemos as ações da campanha de Marta Suplicy para o Senado e Paulo Skaf para o Governo. Também fizemos a campanha de Teotonio Vilela Filho, em Alagoas. Ele estava em terceiro nas pesquisas, então nós fizemos a maior estratégia de marketing de guerrilha da história de Alagoas e ele venceu. Também atuamos na campanha de Eduardo Campos, em Pernambuco, quando ele foi o mais votado do Brasil.

Thaisa Galvão - Qual a próxima ação da Supermidia?

João Paulo Galvão - Nós vamos apresentar um conceito revolucionário de promoção e ativação de vendas para o mercado imobiliário. Este conceito está sendo construído e está em fase de teste com alguns clientes nossos que se propuseram a participar do processo. Provavelmente já começaremos 2012 com esse produto novo, mas ainda não podemos divulgar mais detalhes.

Do blog Thaisa Galvão publicado no Carta potiguar

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