terça-feira, 29 de novembro de 2011

Relatório do Código Florestal será votado no Plenário do Senado nesta quarta


A reunião dos líderes do Senado, marcada para esta terça, dia 29, às 14h, foi antecipada e ocorreu pela manhã. Ficou decidido que o relatório do Código Florestal será votado no Plenário do Senado nesta quarta, dia 30.

Os líderes dos partidos no Senado e os senadores relatores do Código Florestal, Jorge Viana e Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) se reuniram nesta terça para apresentar o projeto para o presidente do Senado, José Sarney, e buscar um pré-acordo. Porém, a oposição ameaça obstruir a pauta.

A oposição solicita a votação da regulamentação da Emenda 29 para que participe da votação do Código Florestal. A medida altera os artigos 34, 35, 156, 160, 167 e 198 da Constituição Federal e determina que os governadores precisam investir 12% do orçamento em Saúde.

A Emenda 29 não tem previsão de ser votada este ano, e a maioria dos senadores não é a favor da votação.

O presidente Sarney afirmou que o projeto pode não ser o ideal, mas é o "possível".

– Acho que é um trabalho excepcional desta Casa. A política é a arte do possível e esse projeto é justamente a capacidade de harmonizar os conflitos – disse Sarney.

Já a senadora Marinor Brito (PSOL-PA), afirmou que o documento, apesar de ser um avanço, mantém a anistia a quem desmatou. Ela também criticou a proposta de votação em regime de urgência no Senado,

– Os interesses dos grandes produtores continuam preponderantes no código. Espero que o código seja cumprido, sem anistia a quem desmatou – disse.

Objeto de grande polêmica e mobilização, o novo Código Florestal busca conciliar preservação do meio ambiente e desenvolvimento de atividades econômicas.

Do RURALBR 
Fonte: Pastoral da Juventude
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário