sábado, 31 de março de 2012

TANIA BACELAR: OPORTUNIDADES PARA O BRASIL


Especialista vai apontar as oportunidades para o Brasil se tornar uma potência mundial


A economista e socióloga Tânia Bacelar vai falar, durante o Congresso Internacional Virtual, sobre o desenvolvimento brasileiro e a inclusão socioprodutiva. A palestra estará disponibilizada no site do Congresso no dia 09 de abril...

A socióloga e economista Tânia Bacelar de Oliveira, doutora em Planejamento e Organização do Território, fará palestra no Congresso Internacional Virtual Economia Verde e Inclusão Socioprodutiva sobre o tema Desenvolvimento Brasileiro e Inclusão Socioprodutiva. “Vou dividir a apresentação em quatro momentos: conceitual; tendências recentes no Brasil; futuro do Brasil e desafios quanto à temática; reflexões finais”, explicou Tânia. Para a especialista, o Brasil pode se tornar uma potência mundial em breve se souber trabalhar a questão da inclusão no País e algumas dicas serão objetos de reflexão em sua palestra.

Quanto à abordagem conceitual, Tânia vai falar sobre a inclusão socioprodutiva que, para ela, é mais amplo do que a mera inclusão da vida econômica via mercado de trabalho. “Acesso aos serviços públicos básicos para as populações; Inclusão produtiva não só em empresas, mas inclusão produtiva em formas alternativas de produção, como a familiar, no caso da agricultura, como a produção dos autônomos, e, as mais recentes, como a economia solidária e popular“, explica.

Em relação às tendências recentes no Brasil, Tânia vai mostrar que o Brasil teve um desenvolvimento muito significativo no século XX, mas excludente. “O desenvolvimento econômico não dialogou com o desenvolvimento social”. Tânia explica que no Século XXI melhorou o ambiente macroeconômico, tem menos desequilíbrios, baixou a taxa de natalidade e melhorou a expectativa de vida. “Isso está dando um perfil diferente. O Brasil será cada vez mais um país de pessoas com mais idade”.

A socióloga aponta, também, que existe uma tendência quanto ao crescimento das cidades. “As médias estão mais dinâmicas, as grandes estagnaram e as pequenas estão perdendo importância na população do país. Outra coisa é que a ocupação era no litoral e, agora, tem a ocupação do centro oeste e oeste do Nordeste”.

Futuro do Brasil 
“O desafio é menor do que já foi, mas ainda é muito grande”. Com essa frase Tânia pretende iniciar a parte final de sua apresentação. De acordo com Tânia, o ambiente atual ruim favorece países de desenvolvimento médio como China, Índia, Brasil, África do Sul e outros. “Mas não podemos tirar por menos essa crise e a possibilidade dela piorar o quadro mundial. Não tem só crise econômica, tem também mudanças dos paradigmas técnicos, por exemplo,paradigma eletromecânico para o elétrico. O Brasil tem dificuldade para lidar com tecnologias sofisticadas. O brasileiro tem baixa escolaridade frente ao cenário internacional, mas tem capacidade de adaptação fantástica. Requer investimento em educação e desenvolvimento científico e tecnológico. Estamos investimento pouco e devíamos investir nisso para a inclusão socioprodutiva”, explica.

A especialista alertou para a mudança do padrão energético, que está saindo da era do petróleo para a da energia renovável.  De acordo com Tânia, o Brasil se sai bem nesse cenário diante da descoberta do pré-sal (liderança no fim da era petroleira) e pela abundância de recursos naturais (matriz energética mais diversificada). “Ambiente mundial é adverso, mas tem janelas de oportunidade para o Brasil. Inclusão socioprodutiva continua sendo um desafio importante, mas as janelas de oportunidade são interessantes. Temos um problema grande, mas dá para enfrentar. Brasil como uma das potencias no século XXI, mas temos que qualificar melhor esse sonho brasileiro”.

Congresso
O Ministério do Desenvolvimento Agrário do Brasil (MDA) e o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) contam com sua participação no Congresso Virtual Internacional Reflexões para Rio + 20 Economia Verde e Inclusão Socioprodutiva: o papel da Agricultura Familiar. Trata-se de um evento preparatório para reunir subsídios técnicos que fortaleçam posições institucionais junto a Conferência Mundial Rio + 20.

Os temas Economia Verde e Inclusão Socioprodutiva são destaques na programação com duas conferencias magnas. Serão também realizados fóruns com foco nos seguintes eixos temáticos: i) Desenvolvimento Rural Sustentável; ii) Recursos Naturais e Soberania Alimentar; iii) Produção e Consumo sustentável. Cada eixo terá rodadas de debates virtuais, com duração de uma semana e contará com a participação de dois palestrantes, dois comentaristas, um animador e um relator. Todas as atividades serão realizadas online.

Os resultados do Congresso serão consolidados em um informe técnico e uma revista especial que conterão a sistematização dos debates temáticos e as principais contribuições para a Rio + 20.

A participação é gratuita e a inscrição pode ser realizada no site: www.congressorio20.org.br onde está disponível o programa do congresso. Mais informações: contato@congressorio20.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário