Para que sejam alcançados todos
esses benefícios do Escritório de Projetos, é necessária uma implantação
bem-planejada do mesmo. Para que essa implantação seja o mais tranqüila
possível, é importante que ela ocorra aos poucos, educando os gerentes e
funcionários para essa nova realidade.
Na área de Tecnologia da Informação – TI –, principalmente,
as mudanças têm sido cada vez mais constantes. Há necessidade de atualização
rápida de hardware e, devido às novas tecnologias – wireless,
automação... –, há mais demanda de software adequado. A competitividade
exige que a atualização e a busca pelo ganho de produtividade e menos gastos
sejam constantes.
Devido a essas mudanças rápidas, surgem mais projetos, e
muitos deles grandes, com alto grau de complexidade e com bastante novidade
tecnológica. O profissional de TI precisa não só se atualizar com uma grande
freqüência, mas também manter bem-organizado o controle dos projetos. A
necessidade de planejamento sistemático está cada vez maior. Através dos planos
de prazo, escopo e custo, além de outros, é que o Gerente de Projeto avalia o
desenvolvimento do mesmo, define contingências, sabe o momento de agir em cada
atividade e mantém a equipe organizada e afinada, da mesma forma que uma
orquestra sinfônica. Cada um deve conhecer o que irá fazer, quando e quanto
deve consumir de tempo e dinheiro.
Controlar um projeto exige uma metodologia, organização e
disciplina muito grande. Em uma empresa ou área existem muitos projetos com diferentes
níveis de complexidade. O gerente dessa empresa ou área é responsável por
conhecer e administrar de forma geral cada um desses projetos. Essa não é uma
atividade simples e também exige muita organização. Para suprir essa demanda,
as empresas estão utilizando, cada vez mais, o conceito de Project Office
– PO.
O Project Office é a única área da empresa que possui
uma visão de todos os projetos. Conhecendo-os, ele tem como objetivos...
1 –
A
melhoria da eficiência no planejamento e condução dos mesmos.
2 –
A
informação rápida sobre os projetos existentes.
3 –
A
situação atual de cada um.
4 –
O
auxílio nas decisões a serem tomadas sobre o futuro de cada projeto.
Como o Project Office pode contribuir na Gerência de
Projetos?
Existem cinco atividades principais que são desempenhadas
pelo PO, de acordo com o Gartner, que muito contribuem para o
gerenciamento de projetos...
1 –
Padronização
de uma metodologia para a empresa – Essa atividade se resume a definir uma
ferramenta e métodos – padrões)– de controle e acompanhamento dos projetos,
assim como manter essa(s) ferramenta(s) e métodos atualizados e adaptados às
necessidades da empresa. Além disso, o Project Office deve programar
treinamentos para os funcionários e mantê-los atualizados na metodologia e
ferramenta.
2 –
Avaliação
dos recursos de projetos – São analisados todos os recursos do projeto...
·
humano;
·
financeiro;
·
tempo
e
·
material.
Essa avaliação é muito importante para a análise de
desempenho dos projetos e priorização dos mesmos.
3 –
Planejamento
de projetos – Esse planejamento é centralizado e coordenado no PO. Tal
atividade tem como objetivo manter organizado, priorizado, distribuído em áreas
e devidamente documentado cada projeto. Através do Project Office é
possível se obter também dados históricos que auxiliam a elaboração de novos
planos.
4 –
Gerenciamento
de projetos – O PO é responsável por prestar a consultoria durante todo
o ciclo do projeto e definir melhores práticas de trabalho para facilitar o
gerenciamento e conduzir esse gerenciamento dentro das práticas.
5 –
Revisão
e análise de projetos – Constante revisão das atividades, custo e prazo do
projeto e impactos no desempenho do mesmo. É necessário que a empresa conheça
se os objetivos do projeto estão sendo atingidos, e se há desvios, para que
sejam tomadas decisões preventivas e não-corretivas.
A necessidade de uma área conhecer e controlar todos os
projetos surgiu com a necessidade de organização dos trabalhos existentes de
prevenção e correção do bug do ano 2000. Passada essa demanda, as
empresas perceberam o ganho existente com esse controle e aperfeiçoaram tal
trabalho, criando o Escritório de Projetos para acompanhar os demais projetos
da empresa.
Tendo em vista a importância do Project Office, as
empresas estão optando, cada vez mais, por essa forma de centralização do
gerenciamento dos projetos. Essa tendência é prevista pelo Gartner,
tendo em vista os resultados já observados com a implantação do PO nas
organizações: Até 2004, as empresas de Informática e Serviços de Tecnologia
que estabelecerem padrões para gerenciamento de projetos, incluindo um
Escritório de Projetos com boa governabilidade, vão experimentar metade dos
problemas de custos, atrasos e cancelamento de projetos do que as que não
conseguirem adotar essas práticas – 70% de probabilidade. Gartner Group
– agosto de 2000.
Para que sejam alcançados todos esses benefícios do
Escritório de Projetos, é necessária uma implantação bem-planejada do mesmo. A
introdução de uma nova forma de trabalhar pode gerar confusão e descontrole se
não for bem-divulgada e não tiver claros seus objetivos e método de trabalho.
Para que essa implantação seja o mais tranqüila possível, é importante que ela
ocorra aos poucos, educando os gerente e funcionários a essa nova realidade.
Fonte
LABUTO,
Gianncarla Cutini Barcellos. A Gestão de
Projetos e o Project Office. Disponível em:
<http://www.ietec.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/103>.
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