quarta-feira, 20 de junho de 2012

Vasp e ex-dono lideram lista suja da Justiça do Trabalho

A Justiça do Trabalho divulgou ontem (19/6) a lista das 100 empresas e 100 pessoas físicas com maior número de processos com débitos trabalhistas. A Vasp (Viação Aérea de São Paulo) e o ex-dono da empresa Wagner Canhedo Azevedo encabeçam a lista.

Wagner Canhedo lidera lista da Justiça do Trabalho (Foto: Agência Brasil)

Grandes empresas públicas fazem parte da lista suja da Justiça do Trabalho, como Banco do Brasil, em segundo lugar com 2.472 processos, Caixa Econômica Federal, em quarto lugar com 2.117, e Petrobras (13º) com 1.476.  Na lista de pessoas físicas, Canhedo, com de 1.173 processos, é seguido de três pessoas da família dele, todas ligadas à companhia aérea.

Ao todo, foram identificados 1,1 milhão de devedores cadastrados, entre empresas e pessoas físicas. Juntos, os integrantes da lista suja respondem por 1,7 milhão de processos transitados em julgado. Ou seja, a Justiça já reconheceu os direitos dos trabalhadores, mas as dívidas ainda não foram pagas.

Essa é a primeira lista feita com base na Lei 12.440/2011, que entrou em vigor em janeiro. De acordo com a lei, todos os tribunais regionais do Trabalho passaram a alimentar o BNDT (Banco Nacional de Devedores Trabalhistas), criado este ano.  Uma das funções do banco é que empresas inadimplentes com trabalhadores, apesar de terem perdido na Justiça do Trabalho, possam participar de licitações.

Com informações do TST

Nenhum comentário:

Postar um comentário