quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Homeroteca digital brasileira


 

 
Já estão disponíveis para consulta no site “Hemeroteca Digital Brasileira”, da Fundação Biblioteca Nacional, 652 títulos de periódicos extintos ou raros da imprensa brasileira. O projeto visa colocar no ar, até o fim do ano, 10 milhões de páginas de jornais e revistas produzidos nos séculos XIX e XX.  Coleções como as do Correio da Manhã (1900-1974), A Noite (1911-1957), Gazeta de Notícias (1875-1879) estão acessíveis no portal para busca por “ordem cronológica” e “palavra-chave”, com possibilidade de impressão pelo leitor. A coleção centenária do Jornal do Brasil é a próxima a entrar no ar.
A ideia foi aprovada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e bancada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os R$ 6 milhões liberados foram aplicados na compra de equipamentos de última geração para digitalização de microfilmes e de periódicos em papel e também de um servidor de 150 terabytes para o armazenamento de toda essa informação. Esse orçamento inclui ainda custos da mão de obra que irá pôr isso tudo em prática – são digitalizadas cerca de 20.000 páginas por dia – e restaurar documentos desgastados pelo tempo [saiba mais na reportagem “Para pesquisar em casa”].
Quando a primeira fase do projeto estiver concluída, a equipe vai trabalhar numa segunda etapa, que consiste na digitalização de mais títulos e na correção de eventuais problemas. Um dos contratempos é, por exemplo, a busca cronológica, que não pode ser feita tendo como ponto de partida a data de publicação do periódico. O índice inserido no banco de dados norteia a pesquisa por número de edição do impresso, dentro do ano desejado. Para encontrar a data, só abrindo o PDF. Vinícius Martins, um dos coordenadores do siteBN Digital, explica que o sistema será “refinado”. “Dado o volume de páginas do projeto no curto espaço de dois anos, cadastrar a informação da data tornaria o processo bem mais lento, mas estamos estudando uma forma de reverter isso”.

_______________________________________________
Pos-l mailing list
Pos-l@listas.iel.unicamp.br
http://listas.iel.unicamp.br/mailman/listinfo/pos-l

Nenhum comentário:

Postar um comentário