domingo, 28 de outubro de 2012

Clécio Luís, do PSOL, é eleito prefeito de Macapá


Clécio Luís, candidato do PT, vota em Macapá (Foto: Priscilla Mendes/ G1)Clécio Luís, candidato do PT, ao votar na manhã
deste domingo em Macapá (Foto: Priscilla Mendes/
G1)
Clécio Luís (PSOL) foi eleito prefeito de Macapá neste domingo (28). Com 99,13% das urnas apuradas, Clécio tinha 100.321 votos e não podia mais ser alcançado pelo adversário, Roberto Góes (PDT).
Com a vitória de Clécio, o PSOL conquista a primeira prefeitura de uma capital. O primeiro prefeito do PSOL, sete anos após o registro do partido, foi eleito no primeiro turno (Gelsimar Gonzaga, em Itaocara-RJ).
O vice-prefeito de Clécio Luís será Allan Sales (PPS).
O prefeito eleito acompanhou a apuração na casa da mãe, ao lado de familiares. Na manhã deste domingo, ao votar, o candidato listou suas prioridades como prefeito caso fosse eleito:
Macapá, Amapá, fichas de cidades (Foto: Editoria de Arte/G1)
“Nós temos um plano emergencial para os cem primeiros dias que contempla a saúde: colocar os postos de unidade de saúde para funcionar, comprar medicamentos e contratar mais médicos. Quem tem dor, quem está doente, tem pressa. Depois, voltar a limpar a cidade, a fazer coleta regular de lixo, reorganizar o transporte coletivo de Macapá com novos ônibus e itinerários. Arrumar a casa”, declarou.
Perfil
Clécio Luís, 40 anos, está no segundo mandato consecutivo como vereador de Macapá – o primeiro mandato pelo PT e o segundo pelo PSOL.

Geógrafo por formação, foi policial civil e, aos 26 anos, secretário estadual de Educação da capital amapaense. Atualmente, é professor da rede pública e suplente do senador e colega de partido Randolfe Rodrigues.
Propostas
Clécio Luís apresentou um plano emergencial de cem dias para a cidade. Entre suas propostas, está a reforma das escolas, a construção de creche e a valorização do profissional da educação. No transporte público, promete adquirir ônibus novos e reformular trajetos, linhas, e melhorar as condições de acessibilidade dos ônibus.

Em relação a saneamento, propõe melhoria nas redes de água e esgoto, com aterro sanitário em consórcio com municípios vizinhos, além de coleta seletiva do lixo. Na saúde, promete concluir a construção do hospital metropolitano e ampliar o programa Saúde em Casa.
Campanha
A coligação de Clécio é formada por PV, PPS, PMN, PCB, PTC e PRTB. No segundo turno, ele recebeu apoio formal do PCdoB e de integrantes do DEM e do PTB.  Também apoia o candidato, além do senador Randolfe Rodrigues, a ex-ministra e ex-senadora Marina Silva.

O PSB, partido do governador Camilo Capiberibe, recomendou o voto em Clécio. Esse apoio rendeu críticas dos adversários do candidato do PSOL, que chegou a ser chamado de “candidato do Camilo” na propaganda eleitoral do outro concorrente, Roberto Góes. Pesquisa Ibope divulgada em 26 de outubro indica que 44% dos entrevistados classificam a administração do governador como ruim ou péssima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário