domingo, 12 de janeiro de 2014

O RETORNO DA ALGAROBA

Resultado de imagem para ALGAROBA

FABIANO SOUZA
Da Re­da­ção
fabianosouz@hotmail.com
A algaroba (Prosopis juliflora), que foi introduzida no semiárido nordestino nos anos 40 como alternativa para alimentação dos animais e uso da madeira para construção, cercas e carvão vegetal, mas acabou sendo preterida pelos agricultores da região, poderá ser novamente aproveitada na região. 
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Semiárido, localizada em Petrolina (PE), desenvolve projeto que objetiva favorecer a exploração produtiva da algaroba sem causar maiores danos ao meio ambiente e promover o aproveitamento das vargens para produção de forragem.
O professor-doutor Benedito Vasconcelos Mendes, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), especialista em algaroba e um dos defensores da retomada do plantio da árvore na região, diz que a algaroba é de grande importância para melhorar a qualidade de vida dos produtores do semiárido. 
Além de produzir madeira de qualidade para estacas, carvão e uso em fornos industriais, ele oferece ainda as vagens para a produção de forragem e farinha para alimentação humana. “A algarobeira possui uma estrutura biológica que ajuda na fixação do nitrogênio ao solo e na recuperação de áreas degradadas. No entanto, é preciso acompanhamento, tendo em vista que, se mal manejada, pode ser extremamente agressiva, é capaz de invadir habitats naturais e inibir a regeneração das espécies da caatinga, reduzindo a biodiversidade vegetal do bioma”, esclarece.
Ele lembra que quando foi introduzida no Nordeste, na década de 40, essa árvore trazida do Peru não recebeu o manejo adequado e, por isso, se espalhou de forma desordenada sobre extensas áreas com maior umidade do solo.
O projeto "Manejo de áreas invadidas por algarobeira"
O projeto desenvolvido pela Embrapa Semiárido intitulado "Manejo de áreas invadidas por algarobeira" conta com recursos do Programa Nacional de Diversidade Biológica (PRONABIO) e está sendo executado em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Diretoria de Desenvolvimento Florestal da Secretaria de Agricultura da Bahia. Os trabalhos serão desenvolvidos nos próximos dois anos em dez áreas de invasão dessa espécie localizadas no Piauí, Paraíba, Bahia e Pernambuco.
Para o pesquisador Paulo César Fernandes Lima, da Embrapa Semiárido, a retomada da algaroba merece uma abordagem mais ampla da sua presença no ambiente da caatinga. É difícil estabelecer uma regra que a caracterize estritamente como benéfica ou vilã. Na opinião do pesquisador, há várias questões de ordens econômica e ecológica que precisam ser observadas para se poder estabelecer um valor para a planta. “Uma coisa deve se levar em conta: se mal manejada, a espécie é capaz de causar grandes malefícios, principalmente os de ordem ambiental”, alerta.
Jornal de Fato

Ambiente preservado evita invasão do bioma caatinga pela algarobeira


degradação da caatinga é que facilita a invasão da algarobeira no sertão. Nas áreas onde o ecossistema natural está preservado, a espécie, que é exótica, não consegue se dispersar de forma indiscriminada e ocupar o espaço da vegetação nativa, mesmo nos locais mais úmidos, a exemplo das áreas de matas ciliares e de galerias. 

Esta é uma das conclusões da tese de doutorado - “Comportamento invasor da algarobeira (Prosopis julifora) (Sw) DC. nas planícies aluviais da caatinga” -defendida este ano pelo pesquisador Clóvis Eduardo de Souza Nascimento, da Embrapa Semiárido, junto ao Departamento de Biologia Vegetal da Universidade Federal de Pernambuco.
Neste estudo, ele analisou o comportamento da algarobeira em 10 áreas dos municípios de Petrolina e Dormentes, em Pernambuco, e Juazeiro e Jaguarari, na Bahia. Em cada uma delas, coletou informações de três ambientes contínuos, a partir da margem de rio/riacho, que o pesquisador nominou de planície aluvial, terraço aluvial e platô. Ou seja: de um ponto de maior umidade para outro mais seco.
Agressiva – Para Clóvis, a presença dessa planta por todas as zonas agroecológicas do semiárido brasileiro registra o mais grave fenômeno de invasão biológica de uma espécie exótica sobre a vegetação da caatinga. A agressividade desta invasão pode ser observada em extensas áreas de “baixios”, principalmente, nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco e Bahia. Nestes locais, o denso povoamento de algarobeiras domina a paisagem. O que se vê é a presença quase que exclusiva de indivíduos dessa espécie.
O pesquisador destaca que os estudos sobre a algarobeira precisam abrir perspectivas de uso racional da planta nos sistemas agrícolas e mesmo em processamentos industriais, ou ainda estabelecer estratégias de manejo a fim de inibir sua característica invasora. Atualmente, são estimados 500 mil hectares ocupados por indivíduos dessa espécie no semiárido e sem qualquer estimativa de quanto dessa área corresponde a plantios efetivamente feitos por agricultores ou à dispersão por meio de animais, sem controle algum.
Útil - Uma área deste tamanho ocupada espontaneamente por indivíduos de uma mesma espécie só mostra o quanto está adaptada e estabilizada no ambiente. E, embora localizada em ambientes ciliares, considerados como Áreas de Preservação Permanente - APP, o corte puro e simples para permitir a recomposição da vegetação nativa é algo totalmente fora de cogitação. A algarobeira tem muitas qualidades agrícolas. Além de ser importante como forrageira, as vagens das plantas se prestam para vários fins na alimentação humana, à partir da confecção de farinha, bolos, biscoitos, café, geléia, licor, cachaça e vinagre.
No semiárido, costuma ainda ser utilizada como produto madeireiro (mourões e estacas para cercas) e energético na forma de lenha e carvão, que são muito utilizados nas propriedades rurais. Em tempos recentes tem sido empregada em setores econômicos que, nas áreas urbanas do semiárido, fazem uso de fonte energética vegetal (padarias, pizzarias, churrascarias, curtumes e outras indústrias). É uma planta de muitos recursos que precisa de estudos para ganhar sustentabilidade no semiárido, explica Clóvis.
Barreira natural - Na tese de doutorado, o pesquisador realizou investigações para explicar uma lacuna presente em grande parte dos estudos acerca da invasora: o seu desenvolvimento nos ambientes de “baixios”. Uma constatação sua foi o estado de depredação da caatinga. “A vegetação ciliar dos afluentes do rio São Francisco, que corta os sertões nordestinos, está quase eliminada devido à exploração extrativista. As terras de fundo dos vales, melhores para fins agrícolas, são as mais atingidas”.
Esse cenário de degradação da biodiversidade da caatinga é que abre caminho para a dispersão da algarobeira, em especial nas áreas de maior umidade, explica Clóvis. Isto está bem documentado na sua tese: nos locais mais próximos ao leito de riachos e desprovidos de mata nativa foram registrados maior população da espécie exótica. À medida que o pesquisador deslocava sua observação para pontos distantes dos riachos,portanto, mais secos, menor foi a presença de plantas de algarobeira, não afetando, dessa forma, a riqueza e diversidade das espécies nativas, mostrando a dificuldade da exótica para invadir ambientes mais secos e com a vegetação em estágio avançado de sucessão.
Para ele, aí está uma evidência de que a algarobeira não irá invadir o bioma caatinga de forma indiscriminada. O estresse hídrico é uma barreira natural à sua proliferação desordenada por grandeáreas parte do semiárido. Entretanto, somente nos ambientes degradados e com a vegetação em desequilíbrio, nas zonas agroecológicas com maior umidade, a planta exótica entra em competição acirrada com as nativas provocando a morte de muitas delas. Espécies que foram testadas em competição com a algarobeira: mulungu (Erythrina velutina), alagadiço (Mimosa bimucronata), caatingueira-rasteira (Caesalpinia microphylla), pau-ferro (Caesalpinia ferrea) e jurema-preta (Mimosa tenuiflora), mostraram diminuição da altura, do diâmetro do tronco e da área foliar, com o aumento de mortalidade dessas nativas.
Manejo – As espécies pau-ferro e jurema preta tiveram um comportamento que, para o pesquisador, que pode ser melhor aproveitado em ações de recomposição da vegetação original nas áreas invadidas. As duas foram as que menos morreram e mais cresceram, na competição com a algaroba. Na tese, o pesquisador propõe aos agricultores monitorar as áreas invadidas. Para controlar a disseminação desordenada de indivíduos dessa espécie, pode se recorrer a capinas e podas ou, ainda, à aplicação de herbicidas seletivos nas plantas ainda pequenas.
A aplicação de produtos químicos surte o efeito de controle se aplicados no período de maior sobrevivência e esperança de vida que é de 75 dias em locais de maior umidade. O agricultor pode ainda processar as vagens para produzir forragem (torta e farelo) e evitar o pastejo de animais nas áreas invadidas, para conter a disseminação e o aumento populacional de Prosopis juliflora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário