sábado, 15 de fevereiro de 2014

Notas e comentários XXVIII

Corrupção
O Brasil aparece em 72° lugar no ranking da corrupção de 2013. O índice, divulgado pela Transparência Internacional, avalia o nível de percepção da corrupção no setor público em 177 países. Em primeiro lugar, como país menos corrupto, está a Dinamarca.

Seca
A previsão de Vicente sobre o ano de 2014 se confirma a cada dia. O ‘homem’ não erra uma.
Vicente é uma espécie de ‘oráculo’ que consulto a cada ano sobre as perspectivas do inverno e mais uma vez, conforme já publiquei AQUI, a previsão é de seca (embora Vicente ainda considere a possibilidade de chover em algumas áreas isoladas).


Macaco não olha para o próprio rabo?
A memória curta e seletiva de uma determinada liderança política é bem interessante. Será que precisarei relembrar como alguém estreou na política? Será que terei que lembrá-lo dos cafés da manhã na casa de um ex-prefeito na, nem tão longínqua, década de 1990? Não creio que seja necessário reapresentar a ‘criatura’ ao ‘criador’. Também não acredito que a ‘criatura’ se torne tão ingrata a ponto de não reconhecer a ajuda que recebeu e a pretexto de justificar as próprias falhas invoque a administração de quem mais lhe ajudou. Será? 

Ouço vozes
Aqui e acolá também cultivo o (estranho?) hábito de ouvir gravações que coleciono já há algum tempo. Tenho especial interesse por umas GRAVAÇÕES de comícios antigos...

Frase
A frase atribuída a Santo Agostinho (autoria não confirmada) serve como uma luva para ilustrar o momento: "Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem."

Viajando...
Em 2013, o Governo Federal gastou 1.3 bilhão de reais com passagens aéreas, 260 milhões a mais do que em 2012. Esse dinheiro seria suficiente para comprar uma passagem de ida e volta em classe econômica para cada um dos 6,4 milhões de cariocas visitarem São Paulo.
Fonte: Contas Abertas e IBGE
Analfabetos...
De acordo com levantamento divulgado pela Unesco, o Brasil possui a oitava maior população de adultos analfabetos. São cerca de 14 milhões de pessoas.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), com dados coletados em 2012, mostra que a taxa de analfabetismo da população com 15 anos ou mais teve alta entre 2011 e 2012, passando de 8,6% para 8,7%.


Estão na nossa frente: Índia (1º), China (2º), Paquistão (3º), Bangladesh (4º), Nigéria (5º), Etiópia (6º), Egito (7º).

Nenhum comentário:

Postar um comentário