quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

portalegre: prefeitura fez um gato para furtar energia? é o fundo do poço?

A notícia divulgada pelos blogs de Portalegre (Na Serra de Portalegre e Edielson Soares) indica que a prefeitura teria realizado um "gato" na rede elétrica para garantir energia para o ginásio de esportes.

Escreveu Cirios Vannuci:
"
A movimentação em torno do poste em frente ao ginásio foi grande na noite desta quarta-feira. Com a escada erguida no poste, e os técnicos da COSERN a postos, o prefeito Neto da EMATER e auxiliares iam e voltavam o tempo todo tentando resolver algo em torno do posto. Informações também dão conta de que a polícia também  apareceu no local. 

Enfim, depois que técnicos da COSERN conseguiram subir no poste, o prédio ficou às escuras por alguns minutos. Logo em seguida a energia voltou ao local, possivelmente com energia vinda de outro local. Vale salientar que sequer medidor de energia o prédio tem. "

A presença da polícia (civil?) indicaria a lavratura do flagrante? Ou seria para manutenção da paz pública (polícia militar)?

O outro trecho grifado sugere que após o corte foi feita uma gambiarra (?) para continuar garantindo o fornecimento de energia ao local.

São circunstâncias tão absurdas que custa acreditar e o mais impressionante é o envolvimento direto do prefeito em episódio tão lamentável.

Leiam o que escreveu Edielson Soares:
"
Após enorme constrangimento do Prefeito e demais gestores do município, a energia foi restabelecida com uma ligação vinda de uma residência que fica ao lado do Ginásio de Esportes. "

Ou seja, após a constatação de uma irregularidade gravíssima (furto de energia), recorreu-se a um expediente altamente arriscado.

Não é preciso ser um especialista para saber que ligações elétricas requerem a elaboração de projeto e supervisão de profissional habilitado para tanto (engenheiro elétrico) e que recorrer a uma "gambiarra" para continuar um evento com inúmeras pessoas (aproximadamente 300 pessoas) foi uma tremenda irresponsabilidade.

E não venham com a desculpa que não é tão perigoso, que não aconteceu nada e coisa e tal. O gestor público só pode fazer o que a Lei autoriza, nem um milímetro a mais e é evidente que Lei nenhuma considera legítimo o recurso a uma "gambiarra" para prosseguir um evento com centenas de pessoas presentes.

Edielson Soares também publicou um vídeo com um pedido de desculpas do prefeito pelo constrangimento causado aos participantes do evento. Além disso, o prefeito informou que mandou dois ofícios para a COSERN solicitando a ligação para o ginásio: o primeiro ofício em 17-02-2014 e um segundo, reiterando o pedido, em 24-02-2014 e que a Companhia teria três dias para fazer o serviço.

Ora, como a empresa não fez o serviço, nem autorizou terceiro a fazê-lo (caso tivesse autorizado não teria cortado o "gato"), que providência a gestão deveria ter tomado?

Bastaria ter transferido o evento para um local apropriado, pois a emenda ("gambiarra") foi tão ruim quanto o soneto ("gato").

Depois abordarei outro ponto deste surpreendente episódio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário