segunda-feira, 4 de agosto de 2014

DEMOCRATAS DE PORTALEGRE: QUADRO CONTINUA INDEFINIDO - parte 2

A reunião do DEM portalegrense foi marcada, conforme relato pormenorizado do blog de Thaisa Galvão, pela dificuldade do grupo oposicionista, liderado por José Augusto, em caminhar para o apoio ao candidato Henrique Alves.

A dificuldade é simples de entender. Como o atual prefeito já declarou que apoiará Henrique Alves entendeu-se que a única trajetória possível para o grupo oposicionista seria serrar fileiras em prol da candidatura de Robinson Faria.

Acontece que o posicionamento defendido pelo deputado Getúlio Rêgo, segundo Thaisa Galvão, foi nitidamente favorável a candidatura de Alves.

Em tal cenário é preciso reconhecer o peso que a liderança de Getúlio tem em todo o grupo. Creio que é questão de tempo para todos compreenderem as razoes do Deputado e, assim, seguir sua decisão.

O apoio a Henrique, certamente, não será unanimidade no grupo (repita-se: por uma questão da política local), nem José Augusto e demais simpatizantes do DEM irão dividir o mesmo palanque com os adversários, até por que existe um pensamento idêntico nos partidários da situação.

Os dois grupos podem ter Henrique Alves como candidato ao governo (reconhecendo-se que alguns ficarão neutros e outros optarão por votar em Robinson Faria) e apresentarem candidatos diferentes para as demais candidaturas.

É dado como certo que José Augusto e parte do grupo político fechem o apoio para Rafael Motta, alguns ainda devem apoiar Felipe Maia e, caso Betinho Rosado, viabilize sua candidatura também terá apoio em Portalegre. Ainda para Federal, o PMDB e o PP apoiarão Walter Alves.

Para estadual haverá, novamente, uma polarização. O DEM com Getúlio e o PMDB/PP com Gustavo Fernandes.

Para o senado: o ex-prefeito Euclides Pereira (PMDB), provavelmente, apoiará Wilma de Faria, o prefeito Neto da EMATER já fechou com Fátima Bezerra e o DEM, provavelmente, também apoiará a candidatura de Fátima.


Eis o quadro atual, mas não é improvável que ainda ocorram mudanças no cenário, principalmente, no posicionamento de algumas lideranças do DEM e com repercussões significativas no tabuleiro político local com vistas à eleição de 2016.


Foto: Cirios Vanucci, via blog Voz da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário