quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A administração financeira nas microempresas

Por Juliana da Silva Soares
img

A administração financeira nas microempresas

Já ficou para trás o tempo em que ser “empresário” significava homens de terno e maletas movimentando grandes quantidades de moedas estrangeira em transações multimilionárias. Hoje em dia, praticamente qualquer pessoa pode ser um “empresário”, ainda que seja um “microempresário”. É evidente que o número de pessoas que ingressa no ramo empresarial abrindo pequenos negócios é cada vez maior. No site investimentos.org você pode encontrar algumas dicas para começar a investir.
O próprio conceito de microempresa e microempreendedor, inimaginável há alguns anos, é por si só uma grande conquista, permitindo que indivíduos com menor capital inicial possam abrir o seu próprio negócio e garantir o seu sustento. Para isso, existem políticas fiscais mais brandas e conjuntos de procedimentos que buscam dinamizar e agilizar o processo de estabelecimento do microempresário.
A grande questão, objeto deste artigo, reside na administração financeira da microempresa.

O que é a administração financeira?

Trata-se de um ramo da Administração que, basicamente, implica em um conjunto de métodos, técnicas e teorias para administrar o dinheiro que entra e sai de uma empresa, através de variáveis como:
  • Planejamento antecipado de possíveis lucros e despesas
  • Análise e monitoramento de crédito concedido a clientes
  • Avaliação de investimentos
  • Captação de fundos para financiamento das operações da microempresa
O objetivo de toda a empresa é ter lucro, e a administração financeira é fundamental para que esse objetivo seja alcançado. O grande problema é que, ao contrário das empresas de grande porte, o microempresário geralmente trabalha sozinho, administrativamente falando, de modo que ele é o responsável por todo esse aparato de administração dos recursos do seu negócio.
Nas empresas de grande porte, existem cargos específicos para a realização da administração financeira, como o vice-presidente de finanças ou o diretor financeiro – sem falar nas hipóteses de terceirização do serviço para um escritório de contabilidade.
Essa poderia ser, até mesmo, a solução mais indicada para o microempreendedor que pretende realizar uma administração financeira mais diligente do seu negócio. O problema é que nem sempre o fluxo de caixa da microempresa permite o pagamento dos honorários de um contador, ainda mais nos estágios iniciais de constituição da empresa.

Você pode não ser um administrador financeiro, mas com certeza sabe fazer um orçamento!

Assumimos que nem todo dono de uma microempresa é um administrador ou economista nato. Mas nós também assumimos que, muito provavelmente, ele é capaz de fazer um orçamento.
Se o microempresário, individualmente, não consegue realizar uma administração financeira diligente, tampouco consegue terceirizar tal serviço, um planejamento financeiro, na forma de um orçamento, ainda que simples, já pode trazer um impacto positivo ao caixa da sua microempresa, porque fornece, antecipadamente, uma previsão das despesas e lucros para um determinado período do ano.

Especializar ainda é a melhor opção

Apesar da possibilidade de o microempresário ser o responsável pela administração financeira da sua microempresa, compartilhamos da opinião de que delegar essa tarefa a um profissional especializado é a melhor atitude a ser tomada.
Isso porque a administração financeira, evidentemente, não se resume apenas a planejamento de lucros e despesas. Para a própria caracterização como microempresa e usufruto dos benefícios concedidos a esse tipo de empresa é necessário o preenchimento constante de requisitos de ordem fiscal e tributária que somente poderão ser corretamente apontados e indicados por um profissional especializado.
Assim, a contratação de um contador para a realização desse serviço, pelos benefícios que serão tragos a longo prazo, deve ser encarada não como um gasto, mas um verdadeiro investimento para manter o seu negócio com saúde financeira.
Fonte da imagem: Intelecta Cursos
****
Juliana da Silva Soares é Escritora Freelancer.

Academia Econômica

Nenhum comentário:

Postar um comentário