quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Janela de Johari: RELAÇÕES INTERPESSOAIS

A Janela de Johari – Conceito

A Janela de Johari é uma ferramenta conceitual, gráfica, que nos permite entender os aspectos da comunicação interpessoal e os relacionamentos com o grupo. É um conceito aplicável em várias situações, entre indivíduos, grupos e organizações. Foi desenvolvida em 1955 por Joseph Luft e Harrington Ingham, e seu nome deriva da união de partes dos nomes de ambos criadores: Jo(seph) + Hari(ngton).

A representação da janela de Johari

A Janela de Johari é compota a partir de dois eixos: um eixo (habitualmente o eixo horizontal) representa o nosso Auto-conhecimento, e é dividido em duas regiões, o que é conhecido para si (o indivíduo), e o que é desconhecido para si. O outro eixo, usualmente vertical, representa o conhecimento que os demais tem sobre nós, e também é dividido em duas regiões: o que é conhecido sobre o indivíduo, pelo grupo, e o que é desconhecido para o grupo. Estas divisões dos eixos formam quatro quadrantes, assim denominados:
Conceito da janela de Johari
Conceito da janela de Johari
O Quadrante Público consiste naquilo é de nosso conhecimento e dos demais; o Quadrante Cego consiste naquilo que os demais percebem em nossa personalidade, e não nos damos conta; o Quadrante Secreto consiste naquilo que sabemos que somos, porém é desconhecido dos demais; o Quadrante Desconhecido é formado pelo que tanto nós como os demais desconhecem sobre nossa pessoa. Estes quadrantes não são fixo, eles se movem sob a ação de duas forças: o Feedback e a Autoexposição.
Feedback é o que os demais membros do grupo, organização, time,  se dispõem, se sentem à vontade para lhe dizer sobre você. É a medida de quão sinceros e francos os demais podem ser relativamente a suas ideias, comportamentos e atitudes. OFeedback movimenta o eixo horizontal, ou seja, aumenta seu autoconhecimento.
Autoexposição é o que você se sente à vontade para compartilhar, transmitir sobre você e sua personalidade. A Autoexposição movimenta o eixo vertical, ou seja, aumenta (ou diminui) o conhecimento que os demais tem sobre você.

Evolução da Janela de Johari, entre indivíduos, ou indivíduos e grupos:

Dois indivíduos que não se conhecem, foram recém-apresentados, tal como um novo gerente e sua equipe, um professor e sua nova turma, ou dois indivíduos quaisquer, evidentemente tem pouco conhecimento entre si, portanto ao desenhar a Janela de Johari para um dos indivíduos, ela teria a seguinte representação:
Janela de Johari, sem feedback nem autoexposição
Janela de Johari, sem feedback nem autoexposição
Evidentemente, esta é uma situação normal, em um primeiro momento, onde o Eu Desconhecido é muito grande. Se na relação Líder-Equipe este quadro se mantiver, teremos caracterizado um potencial inexplorado, criatividade reprimida, relacionamento tenso, podendo gerar hostilidade e insatisfação. Este quadro é muito comum em organizações burocráticas, em que as relações interpessoais ficam muito tolhidas pela rigidez hierárquica.
Quando a equipe lhe dá feedback, o seu autoconhecimento aumenta, ainda que o conhecimento dos demais sobre você se mantenha inalterado:
Janela de Johari, com feedback, sem autoexposição
Janela de Johari, com feedback, sem autoexposição
Isto ocorre quando o líder tem uma tendência marcante de perguntar sobre si mesmo, mas não retribui com a exposição. Aumenta a área do Eu Secreto. O líder é visto pela equipe como distante, manipulador, e até inseguro, gerando tensões e sentimentos negativos na equipe.
Janela de Johari, com autoexposição, sem feedback
Janela de Johari, com autoexposição, sem feedback
Quando o líder se expõe, porém sem a contrapartida de solicitar feedback, a área do Eu Cego aumenta. Neste caso, o líder pode suscitar a ideia de exagerada auto-confiança, egocentrismo, extremo autoritarismo e insensibilidade.
Quando conseguimos solicitar e obter feedback, e em paralelo nos expomos de maneira franca e acessível, aumentamos em muito a Eu Público:
Janela de Johari, com feedback e autoexposição
Janela de Johari, com feedback e autoexposição
Neste quadro, as ideias fluem melhor, a comunicação é livre, e tudo favorece um crescimento da equipe e melhor obtenção de resultados.

Fonte: Blogtek - Mais AQUI

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