quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Ipea avalia cenário da conjuntura brasileira

Baixo dinamismo da atividade convive com baixo desemprego e alguns desequilíbrios


O Ipea lança a Carta de Conjuntura nº 25 nesta quinta-feira, 18/12, às 11h. Diretores e técnicos da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas vão não só apresentar o documento e suas notas técnicas, mas também avaliar o cenário da conjuntura brasileira. O evento será no auditório do Ipea, na Avenida Presidente Antônio Carlos, 51, 10º andar, Centro, no Rio de Janeiro. A publicação trimestral discute a situação corrente da economia brasileira, a partir do comportamento dos principais indicadores de atividade econômica, mercado de trabalho, inflação, setor externo, moeda e crédito, finanças públicas e economia mundial. 

Neste número,destaca-se que o ano de 2014 se encerra com um quadro complexo, em que a virtual estagnação da atividade econômica se combina com a persistência de pressões inflacionárias, com a elevação, ainda que gradual, do déficit externo e com sensível piora das contas públicas. O mercado de trabalho permanece sendo a nota positiva nesse quadro, com a manutenção da taxa de desemprego em níveis historicamente baixos e a sustentação de ganhos reais de salário cumprindo um papel importante em mitigar o custo social da desaceleração da atividade econômica. Ainda que medidas de ajuste possam ter impacto contracionista no curto prazo, elas são condições necessárias para abrir espaço a um novo ciclo de crescimento, amparado por medidas de cunho mais estrutural, destinadas a promover o crescimento da produtividade. A resposta a este desafio reside no aumento dos investimentos, seja diretamente em atividades produtivas, seja em infraestrutura.

A Carta contém, ainda, duas notas técnicas: 

- Multiplicadores dos gastos público: estimativas a partir de um modelo DSGE para o Brasil, do técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Marco Antonio Cavalcanti, em co-autoria com o professor da UFF, Luciano Vereda;
- Impactos do declínio do bônus demográfico sobre a oferta de mão de obra e o crescimento econômico no período 2014-2030, dos técnicos de Planejamento e Pesquisa do Ipea, José Ronaldo de Castro Souza Júnior e Paulo Mansur Levy.

Estarão presentes o diretor Claudio Hamilton Matos dos Santos, o diretor-Adjunto, Marco Cavalcanti, o coordenador do Grupo de Estudos de Conjuntura (Gecon), Fernando Ribeiro, e toda a equipe que analisou cada um dos indicadores da Carta de Conjuntura.

IPEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário