terça-feira, 28 de julho de 2015

Transposição do Rio São Francisco: o projeto atual não beneficia o RN

O estado de Pernambuco é um dos mais castigados pela estiagem no Nordeste. Cento e vinte e seis municípios estão em situação de emergência por causa falta de água. 
A situação é tão complicada, que muitos sertanejos não param de pensar em tentar a vida em outro lugar. Um dos motivos é o atraso nas obras de transposição do Rio São Francisco.
O Ministério da Integração Nacional diz que o atraso é culpa da burocracia na escolha das empresas, da adaptação dos projetos iniciais, coisas que acontecem desde o começo da obra, em 2006.
Parnamirim, no sertão de Pernambuco, já devia ter água, se tudo tivesse dado certo. No local tem seca pesada há mais de cinco anos. O prefeito se mostra sem esperança.

“Chegamos em uma situação insustentável, a nossa esperança é este ramal da transposição, mas a gente não vê obra, a gente não vê maquinário, por aqui andou uns técnicos pra fazer levantamento para desapropriação e parou nisso”, conta o prefeito Ferdinando Lima.

Os dois principais açudes de Parnamirim estão praticamente secos com menos de 10% da capacidade e isso preocupa muito. Cerca de 25 mil famílias dependem da água armazenada dos reservatórios.

Boa parte da água é usada para irrigação das lavouras da região, mas se não tem água, não tem jeito e muita gente está pensando em procurar outro lugar para viver.

“Se ela passar melhora, agora se ela não passar e continuar do jeito que vai, aqui vai virar deserto, vai ter que todo mundo ir embora, vai fazer o que aqui sem água? Sem água não sobrevive”, fala o agricultor José Peixoto.
Com os atrasos, tudo na obra vai ficando mais cara. O custo passou de R$ 4,5 8 bilhões para R$ 8,2 bilhões e tudo vai ficando cada vez mais desolador. Milhares de hectares de caatinga foram devastados para construção dos canais.  O canal por onde começa a transposição ficou pronto, mas só pode ser operado quando as bombas começarem a puxar a água e assim melhorar a vida de 12 milhões de pessoas.
O Ministério da Integração Nacional prometeu entregar a obra de transposição do Rio São Francisco em 2017. Segundo o projeto, moradores de Pernambuco, da Paraíba e do Ceará devem se beneficiar.
Jornal Hoje (reportagem AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário