sexta-feira, 28 de agosto de 2015

rn: desinvestimento da Petrobras é inevitável


O prefeito de Mossoró e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Francisco José Júnior (PSD), foi convocado ontem pela diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte (SINDPETRO/RN) para liderar um movimento em defesa da permanência e acima de tudo, a manutenção dos investimentos da estatal Petrobras no Rio Grande do Norte. 

Representantes da entidade que representa os trabalhadores do setor petrolífero no Estado estiveram ontem pela manhã no Palácio da Resistência, oportunidade em que conclamaram o apoio do prefeito e presidente da Federação dos Municípios do Estado.

Diante do apelo, externado pelo coordenador geral do Sindicato dos Petroleiros, José Araújo, o chefe do Poder Executivo mossoroense assumiu o compromisso de intermediar uma audiência com a presidência da Petrobras. 

De acordo com informações repassadas à editoria de Política da GAZETA DO OESTE, o prefeito Francisco José Júnior disse que vai atuar no sentido da luta dos petroleiros contabilizar o apoio também do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD) como também da senadora Fátima Bezerra (PT) e ainda dos parlamentares que compõem a bancada federal do RN na Câmara dos Deputados.

A intenção da comitiva, que terá a liderança do prefeito Francisco José Júnior é encontrar soluções e alternativas que evitem, por exemplo, a venda de aditivos (ativos) – que são as empresas subsidiárias e campos petrolíferos -, assim como mantenham os investimentos a fim de estancar a queda na produção de petróleo no Rio Grande do Norte e com isso gerar problemas econômicos graves para os municípios do Estado que já sofrem com quedas constantes de arrecadação. O repasse de royalties para os municípios produtores de petróleo no RN tem sido de fundamental importância.

"A redução na produtividade significaria ainda mais perdas no repasse de royalties, o que impacta diretamente em nossa economia, desde os municípios até os Estados. Diante da situação delicada e preocupante, eu não poderia deixar de assumir esta missão que me foi dada. Meu comprometimento e dedicação estão garantidos nesta luta que é de todo o povo potiguar", afirmou o chefe do Poder Executivo mossoroense.

Os representantes do Sindpetro explicaram que, mesmo com o declínio na produção de petróleo nos campos do Rio Grande Norte, representam um importante vetor do desenvolvimento econômico no Estado, gerando postos de trabalho e por sua vez promovendo a circulação de renda, como também o recolhimento de tributos, revertidos em benefícios para o povo potiguar.

Durante a reunião na manhã de ontem, Francisco José Júnior já fez o seu primeiro contato com a senadora Fátima Bezerra em prol da causa e recebeu aval para que a audiência seja formalizada junto à direção da Petrobras no Rio de Janeiro. Sindipetro, Femurn, Governo do Estado e a própria senadora farão, juntos, a solicitação para que o encontro seja feito em breve. 

Francisco José Júnior reconheceu a urgência em tratar do tema, portanto, comprometeu-se em agilizar o encontro da categoria junto à presidência nacional da Petrobras. "Como disse antes, compreendo a urgência do tema vamos nos empenhar para que esse encontro entre os petroleiros, autoridades políticas com a presidente da Petrobras aconteça o mais breve possível e que renda os resultados esperados", reafirmou.


FEMURN
--------------------------------------------------------------------------------
A "força" do prefeito mossoroense, ou de qualquer outro político, diante do quadro atual é nula. A venda de ativos da Petrobras no RN só não ocorrerá se não aparecerem interessados e, caso não encontre interessados na aquisição, certamente, as operações serão drasticamente reduzidas.

A prioridade é prospectar em campos mais produtivos, como os do pré-sal.

A Petrobras é presidida por um homem e já faz é tempo. Aldemir Bendine assumiu em fevereiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário