sábado, 19 de setembro de 2015

decisão do stf e as eleições no rn

O STF, por 8 votos a 3, considerou que doações de empresas para candidatos e partidos é inconstitucional. A Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADIN foi protocolada pela OAB e a aplicação é imediata.

A Câmara dos Deputados aprovou, recentemente, a doação de empresas, mas prevalecerá a posição do STF e é bem provável que a presidente Dilma vete o trecho da reforma política que autoriza a doação de empresas e assim já se adeque ao que estabeleceu o STF.

Sou pessimista em relação ao efeito prático da medida nas eleições do RN. Com ou sem a permissão de doação de recursos por empresas, por aqui, o grosso do que se gasta nas campanhas é mesmo por caixa 2. Isso não mudará absolutamente nada.

As prestações de contas a Justiça Eleitoral são peças de ficção. Políticos eleitos e derrotados prestam conta de mixaria, pois não é possível declarar a compra de votos e apoios. E até as pilastras de sustentação da Ponte de Todos "sabem" que adesões e apoios são por motivos bem concreto$.

Eleição por aqui funciona como o "vuco-vuco", com compra, venda e troca de votos por qualquer benefício material e até por promessa (uma espécie de fiado eleitoral).

Aliás, outra característica bem peculiar das eleições no RN é que os candidatos bancam suas campanhas com recursos próprios, de familiares e empréstimos de agiotas (os mais audaciosos) quando não estão no exercício de mandato e os que estão exercendo mandato usam as fontes citadas e a máquina pública que controlam.

Eleições caríssimas e quase tudo correndo frouxo no caixa 2. Após as disputas, tem-se os derrotados 'quebrados' e tendo que se virar nos trinta e os eleitos ávidos por recuperar a grana empenhada, através do "estrunchamento" dos cofres públicos.

O modelo é por demais conhecido e muitos fingem não saber para evitar aborrecimentos.

Engana-se quem pensa que os maiores problemas são a crise e a seca!!!

As exceções existem, mas são cada vez mais "excepcionais"... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário