domingo, 20 de setembro de 2015

RN é o estado onde a Latam terá o maior gasto para instalar o hub

A reportagem veiculada na edição de ontem (19) da TRIBUNA DO NORTE mostrando que o Rio Grande do Norte é o estado onde a Latam terá o maior gasto para instalar o hub foi feita a partir do relatório elaborado pela Consultoria Oxford Economics, contratada pela companhia. Os custos estimados de construção para acomodar o novo fluxo de passageiros, em cada uma das três capitais estão expressos nas páginas 28, 16, 39 e 40 do documento, que possui, no total, 46 páginas.

Na página 28 do relatório, estão os gastos de construção previstos no caso do Rio Grande do Norte; na página 16, os custos no Ceará; e nas páginas 39 e 40, os investimentos necessários em Pernambuco. No caso do RN, o relatório afirma: “estima-se que os gastos com construção no 1º Ano necessários para aumentar a capacidade sejam de aproximadamente $124 milhões. Além disso, a LATAM deve gastar cerca de $14 milhões de uma vez só no 1º Ano”.


Na conversão do dólar para o Real (considerando a cotação de R$ 3,80, do dia 16 de setembro de 2015, referência citada no relatório) isso implica que o custo total da construção, no primeiro ano, será de R$ 524,4 milhões para Natal. Em Fortaleza o valor é de R$ 471,2 milhões e em Recife, de R$ 338,2 milhões.

O relatório com análise da capacidade de crescimento e  impacto econômico nos estados, ao qual a TRIBUNA DO NORTE teve acesso, foi apresentado aos chefes de executivos estaduais e municipais das três cidades candidatas a receber o centro de conexões de voos da companhia no Nordeste, na última quinta-feira (17).

Leia íntegra do relatório aqui

Números

Ontem, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, afirmou que não acredita nos números que apontam o RN como o que terá maior custo de construção para instalar o hub. “No Rio Grande do Norte a operação está pronta para ser iniciada. Tanto no Ceará, quanto em Pernambuco, serão necessários novos fingers. Aqui a operação pode começar porque temos fingers ociosos. No curto prazo vamos ter necessidade de aumento porque, claro, que a demanda vai crescer”, comentou o secretário.

Através da assessoria de imprensa, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, afirmou que os números apontando um custo maior para o Rio Grande do Norte não foram mostrados "em nenhum momento" da reunião. O prefeito destacou que continua confiante na instalação do hub da TAM na cidade de São Gonçalo.

A TRIBUNA DO NORTE também procurou o governador Robinson Faria e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, para que comentassem os números, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Segundo o relatório apresentado pela Oxfortd Economics, as atividades de construção vão da instalação de novos fingers para expandir - como é o caso dos Aeroportos de Natal e Fortaleza -, à abertura de novo terminal – como em Recife e Fortaleza.

Os  gastos estimados, no primeiro  ano, consideram o nível atual de capacidade e disponibilidade de instalações e também o aporte que a Latam fará de uma só vez, no prazo estimado para erguer a infraestrutura necessária. A implementação do hub deve ter um efeito multiplicador para a economia, e o estudo revela que cada dólar investido pelo Grupo Latam no centro de convexões de voos irá gerar entre 5,2 e 5,8 dólares em novas atividades econômicas, considerando a média dos cinco primeiros anos de operações. Essa previsão inclui a geração de valor tanto na cidade que for escolhida quanto nas outras que participaram do estudo.

Além disso, com investimento de US$ 1,5 bilhão, o  hub  que ligará o Nordeste do país a países da Europa e aos Estados Unidos está projetado para movimentar durante a primeira fase do desenvolvimento das operações, num período de dois anos, 1,1 milhão de passageiros em voos de longo curso e entre 1 e 1,2 milhão de passageiros dentro do Brasil e entre o país e nações vizinhas da América do Sul por ano.

"Palavra do editor"

A reação de surpresa diante dos números do relatório técnico da consultoria Oxford Economics, divulgados pela TRIBUNA DO NORTE, mostra que parte dos integrantes da comitiva potiguar que esteve na reunião de quinta-feira (17), no Rio de Janeiro com a presidente da TAM, Claudia Sender, não leu ou não se interessou pelo documento. 


Os dados são técnicos e financeiros. Não há considerações políticas na apresentação nem nas análises feitas. Divulgá-los não é uma questão de estar contra ou a favor do hub. O papel do jornal não é esconder fatos, por mais desagradáveis que eles possam ser. O dever de quem faz jornalismo sério é noticiar a realidade.

TRIBUNA DO NORTE

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