segunda-feira, 5 de outubro de 2015

PROPOSTA DE "ROB II, o magnânimo" para encerrar greve da uern

O Governo do Estado apresentou uma lista de propostas a representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na noite desta sexta-feira (2). 

A reunião ocorreu horas depois da Procuradoria Geral do Estado entrar com uma ação judicial pedindo a suspensão imediata da greve que já dura mais de 130 dias. 

Segundo informações divulgadas pela Assessoria do Governo, a medida judicial não impede a continuidade da negociação.

A proposta do Governo será levada à assembleia de docentes e técnicos na próxima semana e contempla quatro pontos e sua execução está condicionada ao retorno imediato dos servidores ao trabalho.

O Governo se dispôs a conceder duas verbas indenizatórias: o auxílio-material pedagógico, para os professores, e o auxílio-transporte, para os técnicos administrativos, ambos no valor nominal correspondente ao percentual de 12,035% do vencimento básico de cada servidor vigente nesta data. 


O benefício será concedido até que seja possível a realizar o reajuste remuneratório.

O Estado ainda garante a continuidade das negociações quanto à possibilidade de atendimento do pleito do reajuste equivalente, em percentual, aos valores economizados pela Instituição com corte de gastos na área de pessoal.

Na lista de propostas, o Governo afirma também que irá autorizar a realização de concurso público para reposição de vagas decorrentes de aposentadoria e falecimento, e que dará prosseguimento às obras da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), Campus Central, do Campus Avançado de Caicó, e à liberação das contrapartidas dos convênios referentes às obras em andamento.

O Executivo estadual ainda se compromete com a interveniência, junto ao Banco do Brasil, para a liberação dos recursos para a conclusão da obra do Campus de Natal, oriundos do Proinveste.

A proposta foi entregue pela secretária Tatiana Mendes Cunha ao reitor Pedro Fernandes.


TRIBUNA DO NORTE
--------------------------------------------------------------------------------
"RoB II, o magnânimo" diz que quer negociar, mas judicializou a greve;

"RoB II, o magnânimo", após 130 dias oferece uma espécie de abono em troca do realinhamento salarial devido;

"RoB II, o magnânimo", quer mesmo é dividir os servidores ativos e inativos, pois não creio que seja possível conceder tal abono aos inativos;

"RoB II, o magnânimo" acredita que o Judiciário atenderá ao seu comando. Aguarde-se. Que seja!

Leia:
"Quero, ao mesmo tempo, reafirmar meu compromisso com os professores e técnicos da instituição para que suas justas reivindicações sejam atendidas", disse a senadora, lembrando que desde o início, o mandato dela esteve ao lado do reitor Pedro Fernandes e de representantes da Aduern e Sintauern participando de audiências junto ao Governo do Estado, Ministério Público, Tribunal de Contas e Assembleia Legislativa, buscando contribuir para a solução do conflito.

A senadora deixou claro que a negociação somente terá uma solução através do diálogo, levando-se em conta a garantia dos direitos dos trabalhadores, e não com demandas judiciais que penalizem os servidores. "O caminho de pedir a judicialização da greve, repito, está equivocado e, portanto, não é o adequado. O conflito somente se resolverá pela via do diálogo".

TRIBUNA DO NORTE
--------------------------------------------------------------------------------
"RoB II, o magnânimo" deve ter melhor destino para os recursos que deveriam ser destinados a UERN.

O "conjunto da obra" logo ganhará reconhecimento mundial. Questão de tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário