quinta-feira, 26 de novembro de 2015

NOTAS E COMENTÁRIOS LI

TURISMO
A revista National Geografic Traveler trouxe, na edição de novembro, um guia com os 20 destinos que devem ser visitados em 2016.  O Rio Grande do Norte foi o único estado brasileiro citado pelo periódico. De acordo com o texto, o local é famoso pelas dunas de areias brancas, pelo maior cajueiro do mundo e pela praia de Cotovelo, no litoral isolado e calmo de Parnamirim. Localizada a três horas do Rio de Janeiro de avião, a capital, Natal, é ensolarada durante 233 dias por ano, tem intensa riqueza cultural e saborosa cozinha regional. A publicação destaca os pratos de carne de sol e macaxeira frita; além do forró, estilo definido como uma mistura de “acordeom, zabumba e triângulo”.

TURISMO 2
O litoral do estado continuará atraindo o turista que gosta de sol, mar, comida exótica e bunda, mas creio que em breve o RN atrairá um novo perfil de turista. Trata-se do turismo humanitário: é só o governo divulgar as desventuras de milhares de potiguares que lutam para sobreviver na periferia das cidades e no sertão que receberemos muitos turistas dispostos a oferecer ajuda, talvez até missões humanitárias sejam organizadas...

IDEMA
Dificuldades estruturais, operacionais e escassez de agentes poderiam não ser problemas na execução das políticas nacionais de meio ambiente, uma das atribuições do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O órgão tem uma dívida ativa, ou seja, tem a receber R$ 6,1 bilhões de diversos devedores em todo o país (Contas Abertas).

REUNIÃO
Informação repassada ao blog, com garantia de anonimato, dando conta da realização de uma reunião na casa de um comerciante portalegrense que, segundo a fonte, teve como pauta a entrevista concedida pelo líder da oposição, engenheiro José Augusto, a rádio local. A estratégia que teria sido acertada entre os participantes e que "vazou" para algumas pessoas produzirá ranger de dentes e efeitos colaterais.

VIOLÊNCIA
Ainda existem inúmeros homens que consideram as companheiras como propriedade e que em nome de tal absurdo cometem atrocidades contra as mulheres. 
Afirma-se que a violência contra as mulheres vem aumentando significativamente, mas acredito que isso se insere no aumento generalizado da violência.
A impunidade alimenta o aumento de todo tipo de violência, inclusive contra as mulheres.

CAICÓ
O município tem três fontes de abastecimento: Passagem de Traíras, Itans (com 2% da capacidade) e a adutora Manoel Torres que capta água proveniente do sistema de Coremas e mesmo assim, encontra-se bem próximo do colapso total. É o caos que se aproxima e foi adiado pela liberação de água de Coremas.
Algumas lideranças do Seridó, Vivaldo e Álvaro Dias, comemoraram, segundo eles, a garantia de recursos para construção de adutora de engate rápido que levará água da barragem de Açu para o município. Anotem e esperem sentados.

PAU DOS FERROS
A situação do abastecimento também é crítica e com tendência a piorar ainda mais. As autoridades têm que se movimentarem para viabilizar a construção de uma adutora expressa a partir da barragem de Santa Cruz. Não existe outra alternativa.

GUSTAVO FERNANDES
“Os deputados federais e senadores do Rio Grande do Norte, assim como as bancadas dos estados vizinhos, precisam se unir e se reunir com a Casa Civil para cobrar respostas concretas e definitivas para o enfrentamento da crise hídrica. Necessitamos de recursos para a perfuração de poços, contratação de carros-pipa, desassoreamento, adutoras, entre outros”.
Não quero parecer radical, mas essa me parece a única solução para cobrar respostas e recursos para obras hídricas. A bancada federal do Nordeste deve pressionar e, se preciso, travar pautas”.

GALENO TORQUATO
“O governador pediu a liberação de recursos na ordem de R$ 60 milhões para serem usados no combate aos efeitos da seca e o ministro, ao invés de dar uma resposta positiva, anunciou a redução nos repasses do ministério para o RN”.

SECA
A situação que já é muito ruim vai ficar bem pior. A falta de prestígio político de nossos representantes políticos é tanta que a única coisa que conseguem é foto com 'autoridades' sem tinta nas canetas.

DESEMPREGO
Com uma taxa de 12,6% (bem acima da média nacional de 8,9%) no terceiro trimestre de 2015, o estado voltou a figurar negativamente no ranking de desemprego entre os estados. Segundo os dados do IBGE, o RN ficou atrás apenas do estado da Bahia, com taxa de desocupação de 17%.
É preciso ter método, inclusive para ser ruim. Nisso o governo potiguar vem se aprimorando a cada dia. Parabéns!


SIM
Os senadores Garibaldi e Agripino votaram pela manutenção da prisão de Delcídio decretada pelo STF. Garibaldi quase chorou. Agripino foi contra o que mandava seu coração. Fátima está no Nepal.

Contas do governo têm o pior resultado para o mês de outubro desde 1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário