sábado, 27 de fevereiro de 2016

SEGURANÇA PÚBLICA: Viagem insólita a Colômbia

Quer saber? A viagem protagonizada pelo governador potiguar e alguns assessores em companhia do Procurador Geral de Justiça, Rinaldo Reis não resultará em absolutamente nada de concreto para aperfeiçoar a Segurança Pública no RN.

O que se tem até agora? Conversas com algumas autoridades colombianas, acesso a informações que poderiam ser pescadas no Google e/ou obtidas facilmente com um pedido formal, além de fotos para justificar o "trabalho".

Eis a estratégia dos colombianos:
- Enfrentamento dos terroristas das FARC;
- Enfrentamento do narcotráfico, com apoio e recursos dos EUA;
- Crescimento econômico.

Leia:
Depois de compromissos em Bogotá, o governador Robinson Faria e auxiliares, e o procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis, chegaram a Medellín, na Colômbia, onde foram recebidos pelo chefe de investigação da Polícia do Departamento de Antioquia. 
O encontro foi coordenado pelo general Humberto Guatibonza Carreño, comandante da Região de Polícia de Medellín.
A comitiva conheceu as ações que reduziram as taxas de homicídios em Medellín e região Metropolitana. 
Entre as medidas destacadas estão a articulação de entes privados com o Governo e as políticas de comunidade, criação da Secretaria de Segurança do município de Medellin, investimentos municipais na área de segurança, setorização dos serviços de investigação criminal (“Unidad de Alertas Tempranas”), fortalecimento do serviço de inteligência e a análise sistemática dos fenômenos criminais, sua evolução e impactos na segurança.

Comento: para que a sociedade confie mais nas polícias apenas um aspecto já melhoraria bastante o relacionamento: lições de cidadania e respeito aos direitos individuais para os policiais. A criação de secretaria municipal de Segurança é prerrogativa do gestor municipal e a experiência mossoroense serve como parâmetro. A possibilidade de investimentos em segurança por parte das prefeituras é limitada, pois os gestores informam que já estão com os "bofes para fora". A setorização para investigações dos crimes já é realizada. Agora vem o aspecto principal e que o governador poderia tomar como lição: realizar investimentos em inteligência é fundamental para reduzir a violência.
 
Com estas medidas, o Governo colombiano conseguiu reduzir, consideravelmente, os assassinatos em Medellín nos últimos seis anos, passando de 2.161 homicídios em 2009 para 488 em 2015.
“Em Medellín, a filosofia de Polícia Comunitária ou Polícia de Aproximação tem
protocolos bem definidos e com grande integração dos movimentos comunitários. Este trabalho tem sido fundamental para as ações preventivas de combate ao crime. Em 2015, aplicamos no RN o Ronda Cidadã que, por sinal, segue modelo semelhante e tem alcançado excelentes resultados com a redução de crimes nas áreas implantadas e aprovação de mais de 85% da população”, disse o governador.

Comento: pronto! O governador que foi aprender com se faz Segurança Pública 'descobriu' que já aplica um método semelhante. Que bom! Reponha os gastos com a viagem, pois foi desnecessária e cuide em universalizar o modelo que é um 'sucesso'.

“Antigamente tínhamos grandes problemas de segurança com taxas de homicídios que chegavam a 380 por 100 mil habitantes. Atualmente, somos referência mundial em segurança e conseguimos reduzir as estatísticas de assassinatos para 24 por 100 mil. Para se obter esta significativa redução seguimos três etapas principais que passaram pelo fim dos carteis, desmobilização de grupos paramilitares e reconfiguração do cenário criminal”, disse o subsecretário operativo da Segurança da cidade, o cientista político Andrés Felipe Preciado, que detalhou o planejamento organizacional do órgão composto por quatro subsecretarias.

Comento: não existe no RN algo que se possa comparar com a estrutura de um cartel colombiano, também não temos grupos terroristas (paramilitares). então, pode-se partir para a terceira etapa que é a "reconfiguração do crime" (creio que se refere ao reconhecimento, mapeamento, das práticas criminosas). E como se faz isso? O modelo de sucesso de Robinson é o "Ronda Cidadã". Então? Reponha os gastos com a viagem, pois foi desnecessária e cuide em universalizar o modelo.
Em tempo: a taxa de homicídio em Natal, em 2014, foi de 65,9 por 100 mil habitantes. Talvez fosse melhor visitar São Paulo que tem a menor taxa do país (menos de 10 por 100 mil habitantes).
O senso comum sugere que a maioria dos homicídios esteja associada ao tráfico de drogas. Estudem os crimes.

O governador Robinson Faria também recebeu de Andrés Felipe Preciado o Plano Estratégico de Segurança desenvolvido pelas forças policiais em Medellín.
A comitiva potiguar conheceu ainda o Centro de Comando e Controle de Medellín que recebe cerca de 30 mil ligações diárias e tem um sistema de videomonitoramento que conta com mais de 1300 câmeras. 

Fotos Christiano Couceiro
 
blog Thaisa 
--------------------------------------------------------------------------------
Sobre Medellín: o slogan da cidade é "La más educada", "compromisso de toda a cidadania", "Uma cidade para ler". Visite uma biblioteca governador.

O que o procurador geral de Justiça faz em tal comitiva?

Nenhum comentário:

Postar um comentário