sábado, 19 de março de 2016

ALRN: Cinco tucanos e meio... O PT potiguar aguentará a pressão dos tucanos?

A migração de cinco deputados estaduais para o PSDB, inclusive do presidente da AL, é um sinal dos tempos.
A 'neotucana' Márcia Maia é filha da ex-governadora Wilma de Faria, que, segundo se especula, também assinará a ficha de filiação ao partido.
O PSDB tinha apenas Rogério Marinho e, não restam dúvidas, ganhou musculatura no cenário político estadual. Olhando mais de perto se verifica certa "inconsistência" em relação ao caminho que trilhará. Será governo ou oposição?
Ezequiel (o deputado Vivaldo Costa não seguiu o líder por causa de um vereador caicoense. Tinha "Batata" no meio do caminho.) e Gustavo são pró-governo, José Dias mais oposicionista, Raimundo e Márcia requerem melhor observação.
Na campanha de 2014, Wilma foi derrotada por Fátima (PT) na disputa para o senado. Fátima foi companheira de chapa de Robinson. Eis o problema: Márcia e Wilma apoiarão Robinson enquanto o PT estiver no governo?
Já Raimundo Fernandes mantem uma disputa ferrenha com o deputado Galeno Torquato (PSD). O clima é pouco amistoso entre os dois. Prevalecerá o paroquialismo?
Caso atue em bloco (seis deputados) será o fiel da balança na AL e esta possibilidade deixa evidente que o espaço que poderá ocupar rapidamente no governo é o que é destinado ao PT.
A conta não é tão simples por que existe muito mais coisas entre o céu e o inferno do que supõe a nossa vã filosofia.
Leia:
Com a maior bancada da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte a partir desta sexta-feira (18), o PSDB terá uma postura de independência em relação ao governo Robinson Faria (PSD). O deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do partido, disse que os deputados terão liberdade para se posicionar.
“O PSDB continua com a mesma postura de independência e cada deputado se posicionará de acordo com sua consciência no legislativo”, declarou Rogério.
Formam a bancada do PSDB na Assembleia o presidente do legislativo estadual, Ezequiel Ferreira, os deputados José Dias, Gustavo Carvalho, Raimundo Fernandes e Márcia Maia.
Em entrevista ao portalnoar.com, durante a cerimônia de filiação de Márcia e Raimundo, na sexta-feira, Ezequiel disse que o compromisso da bancada é com o Rio Grande do Norte.
“Os deputados, independente de posição, têm votado as matérias para favorecer o Estado e vão continuar, respeitando o pensamento de cada um”, afirmou.
Durante o discurso, Ezequiel Ferreira destacou que chega ao ninho tucano para somar. Ele disse que lutará pelo fortalecimento do partido.
“Nós vamos trabalhar, todos juntos de mãos dadas, para fazer do PSDB um partido cada vez mais forte no nosso estado. Esse é o partido da mudança do Brasil e será protagonista na história do Rio Grande do Norte”, declarou o novo tucano.
Novos filiados
Márcia Maia afirmou que o PSDB é o partido das grandes conquistas para o povo brasileiro. Ela disse que chega à sigla com as mesmas bandeiras que defendeu na sua trajetória política, voltada para a ação social. “O PSDB é o partido que trouxe a estabilidade econômica ao País, que iniciou os programas sociais de transferência de renda e que criou a rei de Responsabilidade Fiscal. O PSDB não é de direita. É uma alternativa à esquerda sectária que é o PT”, declarou a parlamentar.
José Dias externou que sempre votou no PSDB e vai lutar para que o partido cresça no RN. O deputado estadual afirmou ainda que é importante fazer a legenda ser forte no Rio Grande do Norte, para balizar o projeto nacional de 2018. “Ganhamos duas vezes do PT. Depois, perdemos quatro. Vamos agora nos estruturar para varrer esse povo da vida pública nacional”, frisou.
Raimundo Fernandes e Gustavo Carvalho confirmaram que irão convocar amigos e lideranças para se filiarem ao partido. Eles disseram que, assim como os outros, estarão comprometidos com o projeto nacional e estadual da sigla. Os “neotucanos” também elogiaram o trabalho que vem sendo feito por Rogério.
Wilma de Faria
Márcia Maia disse, durante o evento, que espera, em breve, ter a ex-governadora Wilma de Faria, sua mãe, também filiada ao PSDB. Apesar de não confirmar a ida de Wilma, a parlamentar manifestou esse desejo. Informações extraoficiais dão conta de que as conversas da ex-governadora com o partido estão avançadas. A filiação deverá ocorrer no dia 30 de março.
PORTAL NO AR

Nenhum comentário:

Postar um comentário