terça-feira, 24 de maio de 2016

NOTAS E COMENTÁRIOS LV

CARRO FUMACÊ EM SÃO MIGUEL
As epidemias de dengue, zika e chikungunya têm levado a adoção de uma medida extrema. Refiro-me ao uso do carro fumacê, pois espalhar veneno nas ruas só é aceitável quando as demais estratégias de controle do mosquito aedes aegypti falham. Ou seja, o uso do veneno é sinal de que o trabalho de combate as endemias não deu resultado, mas nem isso impede que políticos tentem capitalizar eleitoralmente com a distribuição de veneno pelas ruas. A vida realmente não está fácil para ninguém.

LAMPIÃO?
O atual secretário de Justiça do RN, responsável, dentre outras coisas, pela gestão do Sistema Penitenciário está sendo chamado pela mídia de apoio ao governo de "Lampião". Não sei se a menção é para referir a "valentia" do secretário ou para deixar evidente que o governo resolveu combater "fogo com fogo". Qualquer cidadão que entende, ainda que minimamente, o significado de Justiça se ofende com a alcunha de "Lampião".

JUCÁ CAIU
Escrevi ontem: Temer já devia ter convidado Jucá a se retirar do governo. Não tem mais como se segurar no pincel, tem que sair antes do Jornal Nacional. E ainda, Jucá tem que se preparar para ir ao xilindró por envolver ministros do STF em suposto 'acordão nacional'.
Jucá já caiu. Faltando o resto.

LDO
A prefeitura de Portalegre encaminhou o Projeto da LDO/2017 e a Câmara de Vereadores aprovou a Lei nº 351/2016. Informaram-me que a LDO de 2017 foi elaborada por um técnico contratado pelo prefeito que, segundo a fonte, teria ficado bastante desapontado com as leis orçamentárias elaboradas nos últimos anos.

CEMITÉRIO
A prefeitura de Portalegre citou os herdeiros e proprietários do terreno vizinho ao Cemitério com o objetivo de desapropriação da área. A desapropriação é para a ampliação do Cemitério, uma vez que o atual terreno já atingiu sua capacidade. O terreno já foi declarado de utilidade pública e com a citação, cumpre-se mais uma etapa do processo.

BOM SUCESSO
A prefeitura também declarou terreno de utilidade pública no sítio Bom Sucesso. DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA, PARA FINS DE DESAPROPRIAÇÃO, IMÓVEL PARTICULAR QUE INDICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTALEGRE, no uso de suas atribuições legais, principalmente as que lhe conferem a Lei Orgânica do Município no Art. 8º,V II, c/c art. 5º, inciso XXIV, da Constituição Federal de 1988 e o art. 5º do Decreto Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941 e tendo em vista o interesse público na utilização do terreno abaixo descrito para a implementação de Reforma e Ampliação da Escola Municipal Manoel Joaquim de Sá, localizada na comunidade do Sítio Bom Sucesso.

ROUBOS E ASSALTOS EM RESIDÊNCIAS
A escalada da violência assusta cada vez mais os habitantes do Alto Oeste. Em Pau dos Ferros as notícias de roubos e assaltos em residências viraram rotina.

INADIMPLÊNCIA EM ALTA
A inadimplência no mercado de crédito brasileiro no segmento de recursos livres subiu a 5,7% em abril, contra 5,6% em março, renovando o patamar mais alto da série histórica iniciada em março de 2011, divulgou o Banco Central nesta quarta-feira.
O estoque total de crédito no país, incluindo o segmento de recursos direcionados, teve recuo de 0,6% sobre o mês anterior, a 3,143 trilhões de reais, equivalente a 52,5% do Produto Interno Bruto (PIB). (EXAME)

O HOMEM QUE FALA 'EZEQUIELÊS'
Nove desembargadores do TJRN (são quinze) declararam suspeição e não analisaram a denúncia do MPRN contra o atual presidente da ALRN. A análise ficará a cargo do STF. Isso quando o desembargador relator decidir encaminhar a ação para Brasília. A denúncia é referente ao suposto recebimento de propina de R$ 300 mil para intermediação da aprovação de um projeto sobre inspeção veicular que interessava a um grupo de "cidadão de bens". Eu escrevi de "bens". Quem disse que o deputado recebeu a propina foi um delator e o caso se refere a "operação Sinal Fechado".

OPERAÇÃO SINAL FECHADO
O 'sinal' continua fechado e o processo se arrastando no mofo das prateleiras... Até o tempo cumprir o seu papel e levar todos os supostos envolvidos para prestar contas ao... Ao? Ao quê?
Talvez a história seja resgatada, num futuro longínquo, e as figuras recebam os adjetivos merecidos.

É UM PÁSSARO?
Não. É um avião? Não. É o suprassumo do RN par(a)lamento nosso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário