quinta-feira, 9 de junho de 2016

Caicó: Colapso do Hospital Regional

Parlamentar disse que Hospital de Caicó e outras unidades passam por grandes dificuldades de abastecimento

 
Falta de equipamentos, medicamentos e a situação extrema de escassez de alimentos para os pacientes. A situação do Hospital Regional de Caicó, mais conhecido pela população como hospital do SESP, foi levada a plenário pelo deputado Álvaro Dias (PMDB). O parlamentar, que preside na Casa a Comissão de Saúde, mencionou durante a sessão plenária de quarta-feira (8), estas e outras dificuldades da unidade e fez um apelo para que o Governo do RN intensifique os investimentos no projeto de regionalização da saúde.
 
“O hospital de Caicó entrou numa situação de extrema dificuldade, chegando ao cúmulo de faltar até alimentos para os pacientes. Faltam equipamentos e recentemente seus serviços quase foram paralisados devido ao desabastecimento geral”, preocupou-se o deputado.
 
Como presidente da Comissão de Saúde, Álvaro Dias afirmou que pretende aprofundar as discussões sobre os problemas dos hospitais regionais para o interior do RN, tratando do assunto em cada município sede das unidades regionais. O deputado deu mais um exemplo relacionado ao hospital regional de Caicó: há anos a unidade recebeu um autoclave e o aparelho sequer foi instalado devido à incompatibilidade da rede elétrica, problema que permanece sem solução até o momento.
 
“Queremos debater na comissão a ideia de fortalecer os hospitais regionais, que estão fragilizados e funcionando cada vez mais precariamente”, disse o deputado. Em aparte, os deputados Vivaldo Costa (PROS) e Souza Neto (PHS) também demonstraram sua preocupação com o  tema. Souza se reportou ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró.
 
“Realmente é dramática a situação do hospital regional. Ontem mesmo recebi um telefonema da diretora, muito preocupada. Mas a secretária de Saúde do RN, doutora Eulália de Albuquerque, é uma técnica competente e comprometida e está tomando as providências para resolver este problema”,  afirmou Vivaldo Costa. O deputado Souza Neto chamou a atenção para dificuldades enfrentadas na unidade de Mossoró, prejudicando o atendimento à população.
 
ALRN
---------------------------------------------------------------------------------
A Rede de Hospitais Regionais é resultado de decisões políticas desastradas, em que prevaleceram a politicagem e outras motivações inconfessáveis e não o aspecto técnico. Inúmeros hospitais foram abertos apenas para atender pedidos de 'aliados' políticos circunstanciais.

O resultado é uma Rede incompatível com a realidade, com hospitais sem condições de funcionamento adequado, mas que servem direitinho aos interesses de chefetes políticos que se utilizam das precárias estruturas existentes para favorecimento politiqueiro.

É uma lástima e causa de sofrimentos físicos e psicológicos permanentes para pacientes, familiares e servidores da área, mas segue a ladainha de que é possível solucionar os problemas estruturais complexos com 'ajustes técnicos', reuniões para marcar outras reuniões, gasto de salivas, promessas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário