quarta-feira, 27 de julho de 2016

'MERCADÃO' DO VOTO

As campanhas municipais RN adentro não serão decididas por convicções dos eleitores, por decisões livres e soberanas, por ideologia, por amor partidário...

Infelizmente, eleição após eleição, o que decide mesmo é o abuso do poder econômico. As eleições por estas bandas têm sido compradas faz é tempo. Dinheiro em espécie que circula de mão em mão (“lideranças políticas”) como capim.

Tem voto à venda e não são poucos. A quantidade é tanta que decide muitas eleições. Ao menos tem decidido aquelas em que as diferenças não são muito significativas entre os postulantes aos cargos.

É uma máquina de triturar a democracia que viceja e prolifera na calada da noite. Milhões e milhões que são ‘mobilizados’ a partir de falcatruas com o dinheiro público e que alimentam o caixa informal das campanhas.

Voto por aqui é mercadoria. E como toda mercadoria, tem-se obrigatoriamente uma operação de troca mediada pelo dinheiro. E não é de pouco dinheiro que estamos tratando.

No "mercadão do voto' os candidatos mais ‘atraentes’ são aqueles que têm uma verdadeira rede de intermediadores de dinheiro, disponibilizando e alimentando as ávidas pseudo-lideranças e aos eleitores que encaram as campanhas como instrumentos para auferirem benefícios pessoas circunstanciais.

É um acinte!

É mais que isso: é um estupro a democracia, mas sobejamente ignorado por aqueles que deveriam servir de exemplo para a sociedade, bem como, pela leniência das autoridades.

TRISTE SINA DESTE TORRÃO...



Leia:

VENDEM-SE VOTOS... E O FUTURO

Nenhum comentário:

Postar um comentário