segunda-feira, 18 de julho de 2016

PORTALEGRE: Cenário político ainda indefinido

O PC do B se coligará com o PT e apresentará candidatos para disputar a eleição

Disseram-me que José Rodrigues (PC do B) será indicado para concorrer ao cargo de prefeito e a coligação apresentará candidatos para a chapa proporcional. Especulações indicam que Aércio de Lima (PT) será candidato a vereador, falaram-me também nas candidaturas do professor Elismar Beserra (PT), coordenador do Núcleo do SINTE, Gilenilson (PC do B), que já disputou outras eleições anteriormente. A fonte não soube apontar quem será o(a) candidato(a) a vice.

Em Portalegre, como na maioria dos municípios de nossa região, as eleições municipais são polarizadas por bicudos versus bacuraus e a margem de manobras para uma terceira força é bem restrita, mas será interessante acompanhar a jornada do grupo.

A oposição
A chapa da oposição ainda não foi definida. Durante o são João o ex-prefeito Antônio Nunes Rêgo, o "Careca", circulou com bastante desenvoltura no evento e as especulações ganharam ares de pré-candidatura. 

A empolgação de "Careca" era visível e a aceitação popular surpreendeu muita gente, mas desde o início do 'balão de ensaio' quem acompanha a cena mais de perto já dava como certo que o projeto não receberia o aval de sua esposa, Zélia Rêgo, e dos filhos.

A opinião de Dona Zélia é que não vale à pena enfrentar uma eleição e perder o sossego vivenciado pela família após o afastamento de "Careca" das campanhas eleitorais. Os filhos também são contra a candidatura, principalmente, o desembargador Gláuber Rêgo.

A família é muito unida e se a opinião for essa, certamente, "Careca" não topará a parada e a chapa da oposição, faltando poucos dias para as convenções, ainda é uma incógnita.

O principal líder oposicionista, engenheiro José Augusto, não demonstrou a intenção de ser candidato e se entusiasmou com a possibilidade de "Careca" voltar ao cenário político como candidato. Com a improvável candidatura de "Careca" a oposição terá pouco tempo para constituir uma chapa competitiva.

Vale ressaltar que o líder regional do grupo oposicionista portalegrense é o deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM). O deputado é irmão de "Careca" e tio do engenheiro José Augusto e já faz 20 anos que o grupo coleciona derrotas na serra e tal circunstância prenuncia que o deputado articulará uma saída que não resulte em vexame.

A situação
Pode-se dizer que o angu com caroço não é uma exclusividade da oposição. O atual prefeito, Neto da EMATER, encontra-se na lista negra do TCE e a maioria dos alados do prefeito com quem conversei são unânimes em dizer que o baixo astral tomou de conta do grupo.

Dizem que Neto teria uma reeleição relativamente tranquila e não se conformam que uma enrascada jurídica retire o prefeito do páreo. 

A saída para o problema através do apoio do prefeito a candidatura de Eglimar Pereira (PMDB), filho do ex-prefeito Euclides Pereira, que eu acreditava já está consolidada, disse-me um interlocutor que não é o caminho ideal para Neto.

A fonte me relatou que existem atritos entre algumas pessoas próximas de Euclides com o prefeito Neto e que tais arrestas são difíceis de serem superadas e que "Galego" será indicado como vice.

A princípio Neto estaria disposto a registrar a candidatura e aguardar a decisão da Justiça Eleitoral e não obtendo a confirmação de seu nome indicaria alguém de sua inteira confiança para substituí-lo. Fiquei com a convicção que minha fonte não acredita que seja "Galego".

Perguntei quem poderia substituir Neto e a minha fonte mencionou "uma pessoa que surpreenderia todo mundo".

Não acredito em surpresas, pois Neto não faz política com amadorismo e a experiência demonstra que "Galego" é da inteira confiança do prefeito, pois foi seu Chefe de Gabinete e presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) durante toda a gestão.


Mais:

PORTALEGRE: CENÁRIO POLÍTICO - "BALÃO DE ENSAIO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário