segunda-feira, 18 de julho de 2016

Projeto desenvolvido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina deveria servir de modelo para os demais conselhos regionais

Com um projeto denominado “Contabilizando para o Cidadão”, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) está analisando e “traduzindo” para a sociedade dados disponíveis sobre a gestão pública. De acordo com a entidade, o projeto está de acordo com o momento em que os cidadãos clamam por uma gestão pública eficiente e pelo combate à corrupção.
contabilizandocidadao-img
O objetivo do Conselho é elaborar e divulgar informações em linguagem de fácil compreensão sobre a situação da gestão e finanças públicas. Além disso, o projeto também capacita pessoas no desenvolvimento de habilidades de análise e avaliação das finanças públicas dos Governos Federal, Estaduais e Municipais.

À época do lançamento do projeto, o presidente do CRCSC, Marcello Seemann, ressaltou que “a transparência precisa ser aperfeiçoada e quanto mais profissionais estiverem envolvidos com isso, mais a cidadania poderá ser plena e efetiva”.
Entre os resultados do projeto está o desenvolvimento da capacidade de análise crítica sobre a gestão e finanças públicas e o melhor entendimento do funcionamento das finanças públicas (arrecadação, orçamento, aplicação dos recursos, limites, regras, Lei de Responsabilidade Fiscal, etc.).
O “Contabilizando para o Cidadão” também visa dar mais compreensão aos termos técnicos utilizados nas publicações sobre finanças públicas, além de explorar os dados disponibilizados nos portais de transparência, facilitando o monitoramento das finanças públicas dos entes públicos que tenha interesse.
Outro ponto importante do projeto é a criação de análises e indicadores sobre a situação dos municípios, Estados e Governo Federal e a de relatório com linguagem cidadã sobre informações dessas esferas do Poder Público.

Capacitações
Um ponto específico do projeto chama muita atenção ao capacitar o cidadão para a leitura de dados sobre as contas públicas, fazendo não apenas com que tenham as informações de forma clara, mas também que possam analisá-las por si mesmo. Os cursos possuem carga horária de 8h e visam explorar o universo dos dados públicos dos governos.
O Conselho lembra que atualmente portais de acesso público disponibilizam dados dos governos Federal, Estaduais e Municipais sobre arrecadação, despesas, aplicação de recursos, limites legais, gestão fiscal e indicadores de sustentabilidade nas dimensões social, econômica, institucional e ambiental.
“Produzir análises e traduzir os dados disponíveis para a sociedade são novos desafios que se apresentam ao profissional de Contabilidade. Nesse sentido, o programa contabilizando para o cidadão promove eventos de capacitação para o desenvolvimento de habilidade de análise e avaliação da gestão e finanças públicas”, explica o site do projeto.
Além dos profissionais registrados no CRCSC, também podem se inscrever estudantes universitários de ciências contábeis e quaisquer outros interessados no tema, de acordo com a site do projeto. Os cidadãos que tenham interesse no cursos precisam preencher formulário e aguardar informações sobre aberturas de turmas. 
Preencha o formulário aqui!
CONTAS ABERTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário