domingo, 7 de agosto de 2016

PORTALEGRE: Situação fiscal de 2012 a 2015

Neto da EMATER iniciou a administração em 2013 com um discurso em que apontava dificuldades financeiras para a gestão.

A seguir transcrevo alguns trecho do discurso do prefeito na cerimônia de posse:

"Sabemos que o momento é bem outro, bem diferente de 2000,  teremos pela frente  uma administração que exigirá  de nós,  enquanto gestor, uma série de medidas que  gostaríamos de  não ter que adotar, mas que seremos obrigados pelas limitações que nos são impostas pela  realidade atual.

As  limitações impostas pela realidade econômica e social, pela seca, pelas fragilidades em arrecadar impostos e gerenciar os limitados recursos das transferências constitucionais,  as quais estão sujeitas todas  as administrações públicas, exigem  o seu cumprimento e nos impõe a condição de   pedir a população muita compreensão e apoio,  especialmente,  nesse primeiro momento, pois o quadro atual requer uma proposta de choque de gestão para que possamos fazer os ajustes necessários.

No entanto, posso assegurar que mesmo com todos os limites e dificuldades, teremos  a  mesma  disposição   para fazer o nosso município crescer ainda mais. E  será com essa disposição que vamos encontrar e seguir o caminho do desenvolvimento;  vencendo as dificuldades, ultrapassando as barreiras  e fazendo  tudo dentro do princípio da legalidade.

A nossa administração se desenvolverá firme no propósito  de trabalhar em benefício de Portalegre  e do nosso povo, porque foi com essa proposta que  buscamos e conquistamos o voto daqueles  que nos conduziram até aqui.

Repito; Sei que  encontraremos  muitos  obstáculos  pela frente, mas com fé em Deus, com a confiança, com a paciência, o apoio e a colaboração dos portalegrenses  haveremos de superar cada um deles.

Não hesitaremos  em   encontrar alternativas, apresentar bons projetos e  buscar, junto a outras esferas do poder, como  o governo federal e estadual, a fatia  de recursos adicionais que Portalegre tem direito e merece receber para sua melhoria e pelo seu crescimento."

Resumo:
1 - Medidas amargas;
2 - Choque de gestão;
3 - Buscar alternativas.

Mais alguns trechos:


"Saibam que é difícil, para um administrador,  viver o dilema de ter que reduzir gastos quando, ao mesmo tempo,  precisamos de  um quadro técnico capacitado para  fazermos uma gestão profissional, nos moldes que  atendam as exigências legais, as exigências  dos órgãos de controle externo como os Tribunais de Contas do Estado e da União,  os Ministérios Públicos federal  e estadual e a controladoria Geral da União. Todavia, entendemos que é preciso investir em  pessoas capacitadas, pois só se  ergue uma construção de qualidade, com profissionais capacitados  e competentes.

Sabemos ainda que só se constrói com recursos, e o município vai precisar, também, arrecadar  para construir. Arrecadar impostos é uma obrigatoriedade de todos os municípios brasileiros,  isso está determinado por lei. E lei se cumpre.

Conterrâneos e conterrâneas, toda administração deve ter como base a honestidade, a aplicação correta dos recursos públicos, também  tem que contar com um Prefeito preocupado com o desenvolvimento que gere a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Na nossa primeira administração sempre trabalhamos pautados nesses princípios, e é esse requisito  que nos  fortalece  e nos dar credibilidade  para  buscarmos parcerias  para melhorarmos o que temos, e  edificarmos o que ainda não pôde ser feito. 

Para tentarmos conseguir dinheiro lá fora, temos que  estruturar uma arrecadação própria, pois  só assim   garantiremos a nossa contra partida  na execução de obras e na realização de ações.

E é por razões como essas, que os  próximos quatro anos, ressaltamos, serão de muita luta e  que vamos precisar, volto a repetir e pedir, da compreensão do nosso povo, de todos e todas e, especialmente daqueles que votaram em nós, para podermos atravessar esse primeiro  momento de dificuldades e, lá na frente, vermos que valeu a pena.

Precisamos de tempo para fazer  os ajustes necessários e tenho certeza que, a partir do segundo ano de governo, estaremos colhendo os  frutos  gerados do sacrifício que TEREMOS que fazer  nesse primeiro momento.

O nosso desejo é de que   estejamos inseridos   dentre os municípios do Rio Grande do Norte  que mais crescem, e estaremos, porque a  nossa disposição e união nos fortalecer nessa conquista.

Administraremos com transparência e participação da população,  ouvindo a coletividade, as associações, os sindicatos, os conselhos acerca de suas necessidades mais  urgentes, buscando atendê-las   com a atenção e a prioridade que  essas exijam.

E  posso dizer que administrar com o povo, não é uma proposta nova, não é desse mandato, nem desse momento,  porque já fizemos isso na nossa  primeira gestão,  e a  construção da praça do Caju, na Rua Nova, marca essa história, a história de arrecadação de IPTU e  investimento desses recursos, a partir da decisão popular.

Durante a campanha apresentamos um leque de   prioridades, elencadas em um programa de governo, devidamente registrado por nossa candidatura,  junto à justiça eleitoral, um documento que retrata  parte das nossas necessidades  coletivas e da nossa visão de  desenvolvimento, em todas as áreas,  um programa de governo que pretendemos honrar, com  a concretização dessas propostas."

Resumo:

1 - Reduzir gastos;
2 - Aumentar a arrecadação de impostos;
3 - Administrar com a participação popular;
4 - Cumprir o Programa de Governo de 2012.


Abaixo apresento os dados das principais Receitas e Despesas da gestão municipal. Os dados fiscais são de 2012 (último ano da administração de Euclides até 2015).

Sobre as Receitas:
- as receitas tributárias cresceram mais de 100% de 2012 para 2015;
- as receitas de contribuições saíram de zero em 2012 para mais de R$ 100 mil em 2015.
- no período as receitas totais cresceram mais de R$ 3,5 milhões.

Ou seja, o prefeito Neto cumpriu a meta de aumentar a arrecadação de impostos.

Sobre o 'choque de gestão' e as medidas amargas (controle de despesas):
- as despesas no último ano da gestão de Euclides foram de R$ 13,6 milhões;
- no primeiro ano da gestão de Neto (2013) caíram para R$ 12 milhões e em 2014 caíram mais ainda para R$ 11,8 milhões.

Enquanto as receitas cresceram em 2013 e 2014 as despesas caíram, demonstrando que a prefeitura conseguir economizar bastante recursos.

Em 2015, mesmo com a crise intensa, a prefeitura acelerou os gastos e as despesas bateram em R$ 16,3 milhões, ou quase R$ 5 milhões a mais do que em 2014.

Considerando o número de processos licitatórios realizados em 2016 (mais de 130), pode-se supor que o pé continua no acelerador das despesas.

Mais ou menos assim: 2013/2014 para 'poupar' e 2015/2016 para 'gastar'. Porque será?


Principais Receitas de 2012 a 2015 (Em reais - preços correntes):

item
2012
2013
2014
2015
Receita Total
13.248.645,21
13.601.221,35
13.718.822,01
16.766.076,14
Receitas Correntes
13.672.813,58
13.592.388,65
15.292.567,64
15.912.289,91
Receita Tributária
194.805,70
185.373,09
240.636,66
402.807,04
Receitas de Contribuições
0
43.495,39
73.658,05
100.551,72
Receita Patrimonial
51.721,45
95.243,84
271.021,80
418.447,55
Receita Agropecuária
0
0
0
0
Receita Industrial
0
0
0
0
Receita de Serviços
439,86
395
0
454,4
Transferências Correntes
13.396.835,96
13.183.087,54
14.654.917,70
14.893.314,62
Outras Receitas Correntes
29.010,61
84.793,79
52.333,43
96.714,58
Receitas de Capital
979.840,38
1.514.702,77
31.067,50
853.786,23
Operações de Crédito
0
0
0
0
Alienação de Bens
0
0
0
0
Amortização de Empréstimos
0
0
0
0
Transferências de Capital
979.840,38
1.514.702,77
31.067,50
853.786,23
Outras Receitas de Capital
0
0
0
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Despesas de 2012 a 2015:


item
2012
2013
2014
2015
TOTAL GERAL DA DESPESA POR FUNÇÃO
13.662.797,43
12.052.838,96
11.809.585,35
16.320.354,19
Total da Despesa por Função
13.662.797,43
12.052.838,96
11.809.585,35
16.320.354,19
Legislativa
487.682,39
517.984,82
-
594.225,97
Judiciária
0
0
0
0
Essencial à Justiça
0
0
0
0
Administração
1.200.546,27
1.009.623,00
936.805,03
1.767.725,47
Defesa Nacional
0
0
0
0
Segurança Pública
0
0
0
12.000,00
Relações Exteriores
0
0
0
0
Assistência Social
632.352,12
519.363,37
597.114,04
652.405,51
Previdência Social
986.889,57
350.788,33
71.777,29
372.198,83
Saúde
3.003.691,21
2.646.131,34
3.124.091,20
4.081.303,96
Trabalho
0
0
121.100,98
142.503,57
Educação
4.362.371,47
4.227.039,71
4.877.489,93
5.474.555,02
Cultura
39.668,00
700
135.742,42
97.391,10
Direitos da Cidadania
0
0
0
0
Urbanismo
1.172.202,72
1.039.264,30
912.651,80
1.462.590,15
Habitação
0
0
0
0
Saneamento
1.110.629,97
487.078,39
0
0
Gestão Ambiental
0
0
5.760,40
7.900,00
Ciência e Tecnologia
0
0
0
0
Agricultura
173.943,19
799.584,92
214.315,54
530.933,52
Organização Agrária
0
0
0
0
Comércio e Serviços
106.593,88
9.140,23
26.658,23
266.932,88
Comunicações
0
0
0
0
Energia
0
0
0
0
Transporte
0
0
190.041,75
0
Desporto e Lazer
325.648,05
344.282,76
153.567,40
254.140,60
Encargos Especiais
60.578,59
101.857,79
442.469,34
603.547,61

Ranking de: vencimentos - pessoal civil no ano de 2015


Município de Portalegre

No Brasil: 3186º
No Nordeste: 1156º
No RN: 72º

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