domingo, 30 de outubro de 2016

I ENAPUR SEMIÁRIDO


Além disso, visa proporcionar trocas de saberes/conhecimentos/experiências entre pesquisadores brasileiros e promover a integração entre a graduação, a pós-graduação e profissionais, estimulando-os na busca de novos referenciais sobre a região do Semiárido.

Este evento se constituirá, portanto, na promoção de um espaço de diálogo transdisciplinar sobre a região a partir de discussões e reflexões das formas de convivência com o Semiárido.

Vale ressaltar que através do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), o Campus da UERN, em Pau dos Ferros, busca se tornar uma referência institucional que possa dar respostas e subsídios acadêmicos, técnicos e de inovação às esferas governamentais e à sociedade nos caminhos para o planejamento e desenvolvimento territorial dessa região. 

Temas clássicos e caros à reflexão nordestina e semiárida brasileira como seus recursos hídricos, sua dinâmica urbano-regional, suas redes de trocas e abastecimentos ao setor terciário, suas zonas fronteiriças internas, sua precariedade e parca assistência de serviços públicos e privados, além de políticas deficientes em várias áreas, serão discutidos em conferências e mesas redondas por pesquisadores de renome nacional, e nos grupos de trabalho por pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação que enviarão suas propostas ao Evento. 

O evento pretende ter uma periodicidade de dois em dois anos e ser de cunho rotativo entre as IES do Semiárido através dos Programas de Pós-Graduação na Área PUR e afins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário