terça-feira, 13 de junho de 2017

Um olhar territorial para o desenvolvimento: Nordeste

Organizadores: Paulo Ferraz Guimarães, Rodrigo Almeida de Aguiar, Helena Maria Martins Lastres e Marcelo Machado da Silva

Nos últimos anos, o Nordeste vivenciou um círculo virtuoso de crescimento associado a políticas nacionais, setoriais e de incremento e transferência de renda, melhorando significativamente as condições econômicas da região. Ainda nesse período, iniciou-se um avanço no olhar espacial e territorial como forma de planejamento, com reflexos até mesmo sobre a atuação do BNDES no Nordeste, cujos desembolsos apresentaram um expressivo aumento. 

A evolução nos indicadores de investimento, crédito, emprego e renda, resultante dessas políticas, não apenas contribuiu para a redução das desigualdades e da pobreza extrema, como também criou uma conjuntura favorável à atração de novas oportunidades para a região. Apesar dos avanços, o Nordeste ainda se depara com grandes desafios, pois registra baixos indicadores de escolaridade, produtividade e renda, e necessita de importantes avanços na área de infraestrutura. 

É preciso estudar as oportunidades, os diferenciais competitivos e os desafios da região, a fim de corrigir deficiências oriundas dos processos históricos de concentração, para apostar em seus potenciais e em seu desenvolvimento. Buscando contribuir com esse processo, o BNDES promoveu uma série de seminários, origem desta publicação, composta por reflexões de estudiosos e executivos do Banco. Por meio das experiências relatadas pelas áreas do Banco, o livro apresenta sua atuação no Nordeste e mostra como vem contribuindo para o desenvolvimento da região. 

A publicação traz, ainda, artigos de especialistas em desenvolvimento regional, gestores públicos e empresários, convidados a refletir sobre os desafios e oportunidades da Região Nordeste. Cada vez mais atento a temas como a desconcentração regional de desembolsos, o entorno de grandes projetos, o apoio a projetos estruturantes, a inclusão das pequenas e médias empresas e o fomento de novos negócios, o BNDES caminha para se consolidar como um importante agente nacional na redução das desigualdades regionais do país, contribuindo para reduzir o passivo econômico e social dessas regiões.

LIVRO AQUI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário