sábado, 16 de setembro de 2017

ESTRADA DE FERRO DE MOSSORÓ: “Um Suíço e sua Ferrovia em Santa Luzia de Mossoró”: Território, Natureza e Progresso no Final dos Oitocentos (1875-1876).

Resumo 
A estrada de ferro de Mossoró só foi construída nas primeiras décadas do século XX, pautando sua justificativa e discursos, no combate aos efeitos da seca no estado do Rio Grande do Norte. Porém, esse componente caótico (seca), nem sempre foi a “pedra angular” do discurso dessa ferrovia, que outrora, abarcaram outras “peculiaridades” em seu teor. Assim esse trabalho procura analisar as singularidades em volta do prospecto da estrada de ferro do concessionário João Ulrich Graf na cidade de Mossoró em 1875/76. Nesse documento encontramos elementos importantes acerca da interface entre território, natureza e progresso. Nosso argumento central será de que a natureza (clima e solo), ao lado dos recursos encontrados no território, serão peças-chave para construção dessa obra, paralelamente ao crescimento da recente cidade mossoroense e zona oeste da província do RN. Destarte, a representação da natureza no prospecto emerge como característica ordenadora e estabilizadora, tanto do desenvolvimento (ou progresso) econômico como sociocultural de toda área que a estrada cortaria. Alguns autores utilizados são: Jacques Ravel, Rogério Haesbaert, Claude Raffestin, Henri Lefebvre, Francisco Foot Hardman, entre outros. 

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