segunda-feira, 23 de outubro de 2017

ESPACIALIZAÇÃO INDUSTRIAL BRASILEIRA E NORDESTINA: RETRATOS E RETALHOS DA FRAGMENTAÇÃO DE UM TERRITÓRIO

RESUMO 

Este artigo se propõe a analisar a dinâmica industrial brasileira e nordestina à luz das políticas de desconcentração industrial, verificando a evolução dos níveis de concentração nas regiões brasileiras e nos estados nordestinos de 1985 a 2011. 

Os resultados foram obtidos através de medidas de localização (Coeficiente de Localização – CL e Quociente Locacional – QL), estimadas a partir de dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS do Ministério do Trabalho e do Emprego – MTE. 

Os principais resultados mostram que o processo de desconcentração industrial ocorreu de forma ainda bastante centralizada nas regiões Sul e Sudeste, com perda de participação desta e ganho relativo daquela. 

Os resultados também mostram que, a despeito do melhor dinamismo econômicos das regiões periféricas, os efeitos da desconcentração foi pouco expressiva nessas áreas. No que se refere aos estados do Nordeste, a dinâmica da região ocorreu com forte concentração nos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará, sendo relativamente leve o ganho de participação dos demais estados da região ao longo do período analisado. 

Palavras-chave: Desconcentração industrial. Macrorregiões brasileiras. Estados do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário