quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Sem transplante de medula há um ano, 20 crianças morreram à espera de tratamento no RN. Que tipo de gente é essa que manda no RN?

Com exceção de alguns 'babões' e ocupantes de cargos comissionados... Todos sabem que o governo potiguar é uma nulidade administrativa, mas a matéria publicada pelo G1-RN sobre a MORTE DE CRIANÇAS com câncer, cujo tratamento cirúrgico não foi realizado por FALTA DE RECURSOS, causa repulsa.

Como é possível o sujeito dormir? Como consegue encarar o espelho? será que é capaz de beijar os filhos, netos?

Resultado de imagem para CEMITÉRIO DE CRIANÇAS

Comento em vermelho a notícia do G1.

Sem realizar transplantes de medula óssea há cerca de um ano, o Rio Grande do Norte perdeu 20 crianças que morreram à espera do tratamento necessário para doenças como a Leucemia. O dado é da Hatmo - associação Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea. Muitos desses pacientes já contavam com doadores, mas não tiveram possibilidade de realizar o procedimento.

O que farão as entidades que se ocupam da proteção à infância? O que o Ministério Público fará? Isso é homicídio culposo ou doloso?

A vítima mais recente foi José Mendonça, de 12 anos, sepultado nesta terça-feira (3). "Ele foi encaminhado para fazer o transplante em Jaú (estado de São Paulo), mas como os tramites demoram, quando ele chegou lá a medula já estava contaminada", revela a presidente da Hatmo, Rosali Cortez. A doença voltou e o menino não resistiu ao novo tratamento.

A burocracia não foi a culpada pela morte de JOSÉ. Talvez não resistisse se tivesse feito o tratamento, mas tinha que fazer. O mais importante direito de JOSÉ foi negado e não foram os "trâmites" que contribuíram para o desfecho trágico.

Os transplantes de medula foram suspensos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, por várias questões, tais como mudanças de equipes técnicas e habilitação vencida. As cirurgias em adultos serão retomadas na próxima semana, mas não há prazo para a retomada dos procedimentos pediátricos.

Alguém suspendeu porque os transplantes não se suspenderam sozinhos, certo? Quem foi que suspendeu?
Desde quando mudança de equipe e habilitação vencida podem ser justificativas para não encaminharem os pequenos para tratamento? Continuarão morrendo à míngua? Quantos José's terão que morrer para que ALGUÉM no governo se mexa?

Rai Rodrigues, de 9 anos, segue sem conseguir tratamento, apesar de ter uma doadora 100% compatívelG1 contou a história dele há uma semana. A criança luta contra a leucemia há quatro anos e a irmã, com um ano de idade, tem toda capacidade de doar uma medula saudável para ele. Apesar de a Secretaria de Saúde ter informado que ele passaria por uma consulta para realizar a cirurgia em outro estado, a família ainda não foi contatada.

Se Raí fosse uma rã ameaçada de extinção teria melhor sorte (fique claro que não desejo mal a rã nenhuma), pois muitos se levantariam em sua defesa, mas... Raí é "apenas" uma criança potiguar ameaçada por uma doença mortal e os atuais mandatários do RN só tem a dizer a ele e seus familiares que esperem por tempo indeterminado a retomada dos procedimentos pediátricos.
Que tipo de gente é essa?

O medo da mãe de Rai, Fernanda Rodrigues, é que o filho não tenha tempo. "Nenhuma mãe quer perder seu filho. E saber que você tem um doador e a chance passar por suas mãos é muito difícil. Se eu pudesse fazer com minhas próprias mãos, faria", diz ela.

Será que estas pessoas que mandam no governo não têm filhos, netos?

Procurada para comentar o caso, a Central de Transplantes informou que o garoto não poderia entrar nos primeiros lugares nas filas de espera em outros estados. Não há prazo para que ele consiga o procedimento.

A Central de Transplantes agora fala? Informa? Porque não citam os nomes de quem deu essa resposta a mãe de um garoto de 9 anos que luta pela vida? 
Essa é a resposta que Dona Fernanda merece? Que Raí merece? Que o povo potiguar merece?
Que tipo de gente é essa? Será gente mesmo?


G1RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário