quarta-feira, 22 de novembro de 2017

O IDEB NO RN

Rio Grande do Norte integra a lista dos estados brasileiros em que menos de 10% das escolas de ensino fundamental atingiram o patamar mínimo estabelecido pelo Ministério da Educação. 

Apenas 3% das escolas potiguares conseguiram a média 6,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais (4º ao 5º ano do ensino fundamental), cujas provas foram realizadas em 2015.

Ao todo, 10 estados tiveram menos de 10% das escolas com Ideb 6. Todos estão nas regiões Norte e Nordeste. Além do RN, estão na lista Amapá, que ainda não tem nenhuma escola dos iniciais com a nota, Sergipe (1%), Bahia (2%), Maranhão (2%), Pará (2%), Paraíba (3%), Alagoas (4%), Pernambuco (5%) e Tocantins (9%).

A meta do governo federal é de que até 2021, o Brasil atinja nota seis no índice, que mede a qualidade do ensino. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que aplica a Prova Brasil e calcula o Ideb, definiu a meta estimando que o desempenho 6 (entre 0 e 10) corresponde ao desempenho médio dos estudantes do 5º ano do fundamental da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na edição 2003 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).

Apesar disso, cada escola tem sua própria meta individual, calculada na primeira edição do Ideb, em 2005. É por este motivo que algumas têm que atingir, metas abaixo do nível 6 até 2021, enquanto outras têm metas mais altas. Para o Brasil chegar à meta 6, cada escola precisa atingir sua própria meta.

Porém, como o indicador foi estabelecido usando parâmetros para comparar a qualidade do ensino do Brasil com o de países desenvolvidos, e o nível 6 indica o aprendizado médio desses países, o estudo buscou analisar as escolas dos anos iniciais do fundamental de acordo com esse patamar mínimo de qualidade.

Metas superadas

Embora 97% das escolas potiguares tenham apresentado nota abaixo do patamar mínimo, o estado atingiu as metas estabelecidas para 2015, de acordo com o site do Ministério da Educação, para os anos iniciais do ensino fundamental, o que contribui para o estado atingir a nota mínima em 2021. Já quando o assunto são os anos finais do ensino fundamental, o estado não conseguiu sequer atingir a meta estabelecida. O mesmo acontece com o Ensino Médio.

Rede estadual do RN:

4º ao 5º ano
Meta: 3,9
Nota: 4,5

8º ao 9º ano
Meta: 3,8
Resultado: 3,2

3º ano (Ensino Médio)
Meta: 3,5
Nota: 2,8

Rede Municipal no RN

4º ao 5º ano
Meta: 4,7
Nota: 4,7

8º ao 9º ano
Meta: 4,2
Nota: 3,6

Rede pública (municipal, estadual e federal)

4º ao 5º ano
Meta: 3,8
Nota: 4,4

8º ao 9º ano
Meta: 3,7
Nota: 3,4


G1-RN - CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR MAPA DOS ESTADOS COM METAS E RESULTADOS DO IDEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário