quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Vigilância Sanitária Estadual (SUVISA-RN) alerta a população sobre o risco para a saúde do consumo de água contaminada

Diante do quadro de escassez hídrica em todo o Rio Grande do Norte, o que resultou no aumento de consumo da água por meio de Soluções Alternativas Coletivas - SAC (como carros pipas, “caixas brancas”, chafarizes, poços coletivos, entre outros), a Vigilância Sanitária Estadual (SUVISA-RN) alerta a população sobre o risco para a saúde do consumo de água não tratada, que pode ocasionar doenças de veiculação hídrica, como: cólera, hepatites, diarreias, entre outras.

Chamamos atenção para o transporte de água por meio de “caixas brancas”, que na maioria das vezes são de segundo uso e originalmente armazenam produtos químicos. Esses recipientes são fabricados com material plástico leitoso, que absorvem resíduos do produto armazenado e são de difícil higienização, havendo o risco de contaminação química para a água transportada

De acordo com a Lei Federal 6.437 de 20/08/1977, no seu artigo 10, inciso XVII, configura infração sanitária: “reaproveitar vasilhames de saneantes, seus congêneres e de outros produtos capazes de serem nocivos à saúde, no envasilhamento de alimentos, bebidas, refrigerantes, produtos dietéticos, medicamentos, drogas, produtos de higiene, cosméticos e perfumes”.

Informamos que o Rio Grande do Norte regulamenta o transporte de água potável através da Portaria nº 491/2015-GS/SESaP, 26 de outubro de 2015 que “Dispõe sobre os critérios de liberação do alvará sanitário para os veículos que captam, armazenam, transportam, distribuem e comercializam água potável natural procedente de soluções alternativas de abastecimento de água para o consumo humano”.

Orientamos a população que ao adquirirem água de distribuidores dessas SAC, certifique-se de que o mesmo possui ALVARÁ SANITÁRIO e busque informações sobre a origem de sua captação e tratamento junto ao Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano da Secretaria Municipal de Saúde do seu município.

Outras informações:
Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária Estadual – SUVISA-RN: 3232-2558

Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental Estadual – SUVAM-RN: 3232-2721

SESAP/ASSECOM
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O risco para quem consumir água transportada em tais reservatórios é significativo, inclusive pela possibilidade de que os produtos armazenados nos reservatórios contenham substâncias cancerígenas...

Recipientes utilizados para armazenar agrotóxicos e que muitas pessoas utilizam para transportar ou armazenar água. 


Resultado de imagem para filas para pegar água

O risco é muito grande porque o fabricante alerta que os recipientes não podem ser reaproveitados. Muito menos para guardar água.

O mesmo ocorre com baldes de tintas...

Resultado de imagem para filas para pegar água

Não é incomum que a água transportada em recipientes inadequados, como as caixas brancas, abasteçam até escolas...
Resultado de imagem para caixas brancas para transporte de água

Nenhum comentário:

Postar um comentário