sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Revista GeoNordeste - artigo publicado: "ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM RAFAEL FERNANDES/RN NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"

A Revista GeoNordeste é uma publicação semestral do PPGEO (Programa de Pós-Graduação em Geografia) da UFS (Universidade Federal de Sergipe), Brasil, destinada a divulgar a produção científica nos mais diversos âmbitos do conhecimento geográfico, sobretudo àqueles vinculados à Produção do Espaço Agrário, Dinâmica Ambiental e Dinâmicas Territoriais e Desenvolvimento, Linhas de Pesquisa do Programa.
Desde 1984, a GeoNordeste é um periódico dedicado a publicar e divulgar conhecimentos Geográficos, e está voltada preferencialmente aos profissionais e pós-graduandos em Geografia e áreas correlatas.
O acesso à GeoNordeste é aberto, com publicação somente na versão on line. Nenhuma taxa é cobrada nas diversas fases da revisão ou publicação da Revista.
ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM RAFAEL FERNANDES/RN NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ANALYSIS OF PUBLIC POLICIES IN RAFAEL FERNANDES/RN IN THE PERSPECTIVE OF SUSTAINABLE DEVELOPMENT)

Rafaela Sonally Cunha Moura, Boanerges de Freitas Barreto Filho
RESUMO:
O desenvolvimento sustentável (DS) é um tema que está em ênfase na realidade atual, pois influencia na qualidade de vida da população. A elaboração e execução de políticas públicas são formas como a gestão pública realiza seus propósitos e atende a demanda da população. Este artigo tem como objetivo geral analisar as fases das políticas públicas existentes no município de Rafael Fernandes/RN, com ênfase aquelas associadas à promoção do desenvolvimento sustentável, a partir do modelo dos ciclos de políticas públicas (formação da agenda, formulação de políticas, processo de tomada de decisão, implementação e avaliação). Para tanto foi realizada pesquisa bibliográfica e estudo de caso em Rafael Fernandes/RN. Percebe-se a existência de algumas iniciativas do Poder Público para o DS, ainda que seja necessário fortalecer setores que apresentaram tendências de evolução e reorientar as ações nas áreas que demonstraram atraso em relação ao desempenho esperado. Também se verificou que são necessários mais esforços para o fortalecimento do setor de planejamento da gestão pública municipal para que a elaboração das estratégias de intervenção e aplicação dos recursos limitados sejam potencializadoras das tendências positivas e capazes de aprimorar as situações insatisfatórias e instituir expectativas futuras otimistas.
Palavras chave: políticas públicas; desenvolvimento sustentável; planejamento.

ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM RAFAEL FERNANDES/RN NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ANALYSIS OF PUBLIC POLICIES IN RAFAEL FERNANDES/RN IN THE PERSPECTIVE OF SUSTAINABLE DEVELOPMENT)

Como citar este documento ABNT:

MOURA, Rafaela Sonally Cunha; BARRETO FILHO, Boanerges de Freitas. ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM RAFAEL FERNANDES/RN NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ANALYSIS OF PUBLIC POLICIES IN RAFAEL FERNANDES/RN IN THE PERSPECTIVE OF SUSTAINABLE DEVELOPMENT). Revista GeoNordeste, [S.l.], n. 2, p. 209-229, nov. 2017. ISSN 2318-2695. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/geonordeste/article/view/6467>. Acesso em: dia mês ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário