O presente texto, que analisa alguns dos aspectos do segmento varejista de alimentos no mundo e no Brasil, encontra-se dividido em dois grandes tópicos: no primeiro, abordam-se algumas questões relativas às principais cadeias do ranking do varejo alimentar mundial; no segundo, são apresentados alguns aspectos recentes do varejo alimentar no Brasil.
O processo de rearranjo setorial no varejo mundial de alimentos, ainda em curso, poderá acarretar um aumento crescente do grau de concentração e que, talvez, quatro ou cinco grandes cadeias, já com significativas atuações em diversos países, venham a se apropriar de parcela majoritária do faturamento bruto e mercado, expandindo-se, de forma integrada, além dos países em que já atuam.
Como as grandes cadeias mundiais do varejo de alimentos já se encontram no mercado brasileiro, é de se presumir que os planejamentos estratégicos das mesmas vislumbrem a mesma ação concentradora no país, principalmente através de diversas operações societárias, como fusões, incorporações, associações e aquisições.
É certo, ainda, que esse segmento, no Brasil, vai passar por uma série de ajustes competitivos, pressionado por uma concorrência irreversível, com reflexos em todos os demais segmentos do varejo alimentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário