FRUTICULTURA NO OESTE POTIGUAR

Por Josivan Barbosa
Nos últimos três anos a região compreendida entre os municípios de Felipe Guerra, Apodi e Severiano Melo têm atraído os principais grupos que trabalham com a produção e exportação de frutos tropicais do Polo de Agricultura Irrigada RN-CE.
O grupo da Agrícola Famosa (Complexo de várias empresas) se instalou na divisa de Apodi – Tabuleiro do Norte e produz melão, melancia e mamão em várias fazendas que foram adquiridas ou arrendadas. As principais áreas adquiridas pelo Grupo Agrícola Famosa foram as fazendas Baixa Verde e São Sabino.
Essa região do Polo de Agricultura Irrigada RN-CE já havia sido descoberta por produtores do Grupo Real (conhecido como grupo dos japoneses) antes do início do período de seca 2011-2017.
A exploração dessa região por outros grupos de empresas tornou-se mais intenso e a partir de 2017 dois outros grupos adquiram terras. O grupo Melão Mossoró, tendo como principal empresa a Mata Fresca Produção e Distribuição de Frutas Ltda, adquiriu novas áreas nos municípios de Felipe Guerra ao lado da Rodovia BR 405 e na comunidade de Sítio do Góis. Mais recentemente, o grupo Brazil Melon estabeleceu importante parceria empresarial com os proprietários da Fazenda Bela Fonte na divisa de Severiano Melo com Apodi.
Outras empresas como a Bessa Produção e Distribuição de Frutas Ltda e UGBP se instalaram na divisa do RN-CE na comunidade dos Campos estão produzindo banana  e mamão. Todas essas empresas foram atraídas pela disponibilidade de água do arenito-assu a baixa profundidade.
O grupo de empresas como um todo são unânimes que o grande desafio para produzir frutas nessa região é a logística, com destaque para a construção de rodovias pavimentadas e a retomada da construção do Projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi, que oferecerá uma segunda oportunidade de uso de água na Chapada proveniente da Barragem de Santa Cruz.
Josivan Barbosa é professor e ex-reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)
BLOG CARLOS SANTOS

0 Response to "FRUTICULTURA NO OESTE POTIGUAR"

Postar um comentário