segunda-feira, 11 de junho de 2018

SUPERAÇÃO DA FOME E DA POBREZA RURAL: INICIATIVAS BRASILEIRAS

A erradicação da fome e a diminuição da pobreza e das desigualdades sociais têm rendido ao Brasil amplo reconhecimento internacional. 

Essas conquistas têm suscitado grande interesse pelas bem-sucedidas políticas públicas brasileiras de segurança alimentar e nutricional, dentre as quais se destacam o Programa Fome Zero, o Programa Bolsa Família e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). 

O interesse de muitos países, frequentemente, se traduz em demandas concretas para conhecer detalhes a respeito da elaboração e da operacionalização dos programas e das políticas brasileiras de inclusão social. 

A cooperação Sul-Sul trilateral desempenha, nesse contexto, função primordial, ao promover o intercâmbio horizontal, entre países em desenvolvimento, de boas práticas na área da segurança alimentar e nutricional. 

Bom exemplo disso é o “Programa Brasil-FAO para Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional e Redução da Pobreza em Benefício de Países em Desenvolvimento”, que tem permitido o compartilhamento das experiências brasileiras na América Latina, no Caribe e na África. 

Os projetos desenvolvidos no âmbito do referido programa colaboram com a segurança alimentar e nutricional da população mais vulnerável dessas regiões, bem como com a integração de políticas direcionadas à redução da pobreza extrema. 

É em tal perspectiva que deve ser vista a publicação “Superação da fome e da pobreza rural: iniciativas brasileiras”, que ora se apresenta. Trata-se de valioso instrumento para aprimorar o compartilhamento de práticas, sobretudo, no âmbito da cooperação Sul-Sul. 

Ao reunir, pela primeira vez, de maneira didática e informativa, políticas de êxito comprovado na área da segurança alimentar e nutricional, dá novo ímpeto à disseminação de conhecimento. 

Com o acesso que a publicação da FAO torna agora possível, espera-se que o acervo de boas experiências do Brasil possa inspirar outros países a saírem do mapa da fome, por meio do desenvolvimento de políticas que promovam condições econômicas e sociais mais justas e igualitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário