quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Semeando saberes, inspirando soluções: Boas Práticas na Convivência com o Semiárido

Ao longo das últimas décadas, diversos conhecimentos, tecnologias sociais e inovações têm sido criados e experimentados por diferentes atores sociais, dentre estes agricultoras e agricultores familiares, alinhados com a perspectiva de melhor convivência com o Semiárido. 

O Programa Semear foi criado para facilitar o acesso a esses saberes, trabalhando a gestão do conhecimento como um conjunto de processos de coleta, registro, intercâmbio e disseminação de informações úteis que possam promover aprendizagem e aumento de escala de boas práticas de desenvolvimento rural, contribuindo, assim, para melhorar a qualidade de vida de populações rurais do Semiárido brasileiro. 

Implementado em parceria pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – FIDA e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, com apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID, o Programa tem investido também na articulação e no fortalecimento de redes de colaboração com diferentes atores, tendo apoiado mais de 30 projetos e propostas de gestão do conhecimento em oito estados do Nordeste. 

Por meio dessas redes, foi possível conhecer iniciativas implementadas por agricultores experimentadores e outros atores locais para melhor conviver com o Semiárido. Algumas delas estão reunidas nesta publicação, que ora apresentamos. 

São 19 experiências identificadas por organizações parceiras como referências, pois revelam outro olhar sobre recursos que já existem, abrindo caminho para o novo. 

São experiências que nasceram da necessidade de resolver problemas do dia a dia e, por isso mesmo, encontram-se em permanente construção. Podem e devem ser adaptadas, transformadas ou melhoradas de acordo com a realidade de cada agricultora ou agricultor

Nenhum comentário:

Postar um comentário