sábado, 1 de dezembro de 2018

DESENVOLVIMENTO RURAL: CONCEPÇÕES E REFERÊNCIAS PARA A PROPOSIÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO NOS TERRITÓRIOS RURAIS

Resumo 

O estudo objetivou analisar, de um lado, a proposta do governo federal sobre desenvolvimento territorial, e, de outro lado, as organizações que estão relacionadas direta ou indiretamente com a proposta do governo federal. A pesquisa procurou identificar os distintos entendimentos ou concepções sobre desenvolvimento rural e como é idealizado o papel dos atores na promoção do desenvolvimento rural. 

As fontes de pesquisa foram os documentos oficiais relacionados às referências para o desenvolvimento rural sustentável e entrevistas com representantes das organizações que estão localizadas nos municípios de Canguçu, Pelotas e São Lourenço do Sul (municípios do Território “Zona Sul do Estado – RS”). 

A análise está estruturada a partir da seguinte diferenciação: organizações públicas oficiais, representações dos agricultores e representações dos movimentos sociais articulados. 

Entre os resultados pode-se destacar: a) preocupação do Governo Federal em criar uma cultura participativa; b) valorização de outros aspectos além do econômico com a introdução da noção de território; c) divergências significativas dos representantes das distintas organizações entrevistadas sobre desenvolvimento rural; d) falta de interdependência entre as organizações que programam ações de desenvolvimento rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário