sábado, 1 de dezembro de 2018

Desenvolvimento Rural Sustentável: "Uma visão territorial"

Este é um caderno no qual vamos discutir questões importantes sobre desenvolvimento rural sustentável em uma perspectiva territorial. Ele está composto por dois módulos independentes porém, complementares. 

O primeiro módulo contém algumas considerações e informações básicas sobre desenvolvimento sustentável e seu objectivo é ajudá-lo a pensar o desenvolvimento de sua província, seu município, seu país. Começaremos pela história percebendo como esta noção evoluiu ao longo do tempo. Veremos como os diferentes sectores da sociedade podem se organizar para, em conjunto, administrar os seus problemas e suas necessidades. É a gestão social. Abordaremos a agricultura familiar e a sua importância para a construção de um novo modelo de desenvolvimento, inclusivo e sustentável. Buscaremos entender a contribuição deste sector na produção dos alimentos básicos da população e os caminhos para preservá-la e fortalecê-la. Falaremos das responsabilidades de cada um, da necessidade de parceria e da participação de todos na formulação e na execução de políticas públicas visando a eliminação da pobreza e da fome. 

No módulo II, trataremos da metodologia participativa no meio rural e aportaremos noções sobre alguns instrumentos de apoio ao desenvolvimento. Começaremos por uma reflexão sobre o papel do técnico facilitador do processo de desenvolvimento no meio rural, o perfil e as competências necessárias ao profissional desta área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário