sábado, 26 de janeiro de 2019

UERN: A UNIVERSIDADE DO POVO POTIGUAR NÃO SERÁ MALTRATADA NA GESTÃO DE FÁTIMA BEZERRA

PUBLICADO EM 26-01-2019

O reitor Pedro Fernandes e a vice-reitora Fátima Raquel cumpriram agenda em Natal na quarta-feira (23). Eles foram recebidos pelo secretário de Educação, Getúlio Marques Ferreira; pelo secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho; e pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças, Aldemir Freire.
Na Secretaria de Educação, a reunião contou com a presença da chefe de Gabinete, Socorro Batista. O reitor apresentou demandas da Universidade e discutiu futuras parcerias. Pedro Fernandes destacou a importância da garantia dos recursos para investimentos na UERN, assim como a necessidade da Universidade estar representada institucionalmente no Conselho Estadual de Educação. O secretário Getúlio Marques reafirmou a importância da UERN para o Governo e o apoio da secretaria nas demandas da instituição.
Os projetos estruturantes da UERN, como o planejamento para execução de obras nos campi com a emenda impositiva de R$ 20 milhões, foram discutidos com o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho. Também foram discutidas propostas de parcerias, entre elas um Parque Tecnológico. O reitor Pedro Fernandes convidou Gustavo Coelho para uma visita a Mossoró, o que deverá ocorrer em breve, quando o secretário visitará as obras do Hospital da Mulher, construído pelo Governo do Estado em terreno cedido pela UERN.
A última reunião foi com o secretário estadual de Planejamento, Orçamento e Finanças, Aldemir Freire, e com o chefe de Gabinete da SEPLAN, Flaubert Torquato. Na oportunidade foi apresentado o panorama financeiro e orçamentário da UERN. 
O reitor Pedro Fernandes expôs a política de austeridade implantada nos últimos anos, que possibilitou a redução de despesas na UERN. Aldemir Freire se mostrou sensível às necessidades emergenciais da Universidade e afirmou a intenção do Governo em implantar um fluxo de recursos para custeio dos órgãos estaduais. A vice-reitora Fátima Raquel ressaltou a necessidade de o Governo liberar recursos para investimentos. “Sou egresso da UERN, sei da importância da Universidade para o interior do RN”, afirmou Aldemir.
Acompanharam a visita: o subchefe de Gabinete, Esdras Marchezan; o pró-reitor de Planejamento, Iata Anderson; o assessor Wogel Oliveira; e o diretor financeiro Ítalo Dantas
UERN
----------------------------------------------------------------------------
A UERN serviu de 'bucha de canhão' para algumas figuras da cena política potiguar. Tais criaturas faziam coro contra a Universidade do Estado do RN, tentando responsabilizá-la pelo descalabro fiscal existente. 

Deixaram a nítida impressão que nutriam enorme desprezo pelas realizações da Instituição e pelas oportunidades geradas, sobretudo, para as famílias pobres do interior potiguar.

A eleição de Fátima Bezerra foi a resposta que a maioria do povo potiguar deu aos poucos que tiveram a coragem de verbalizar o ranço oligárquico contra o povo potiguar. Outra parcela da elite potiguar apenas silenciou sobre os ataques desferidos contra a UERN, provavelmente concordavam com o 'argumento', mas não pegaram nas 'lanças'.

A vidraça foi a UERN, mas para esse tipo de gente os dispêndios do Estado realizados com educação pública, saúde pública e assistência social devem ser reduzidos em favor de um pretenso 'equilíbrio fiscal'.

povo potiguar deu uma resposta na eleição passada. Muitos ficaram pendurados apenas no pincel (a 'escada' caiu).

É verdade que o quadro fiscal atual requer providências, mas não a 'mesmice'. O governo atual não pode seguir o mesmo caminho trilhado pelos antecessores. Buscar o 'ajuste' às custas de mais sofrimento para o povo representaria um verdadeiro estelionato eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário