quarta-feira, 20 de março de 2019

A lei da queda tendencial da taxa de lucro: novas evidências e aplicações

PUBLICADO EM 20-03-2019

Resumo

O objetivo central desta tese é verificar novas evidências para a Lei da Queda Tendencial da Taxa de Lucro nos Estados Unidos da América. Primeiramente, apresenta-se revisão bibliográfica sobre a Lei e sua verificação empírica. 

Observa-se uma tendência inerente ao capitalismo de baixar a taxa de lucro média, que estimações de séries de taxa de lucro podem ser obtidas a partir das contas nacionais e, também, que não há consenso sobre a metodologia de estimação mais adequada. 

Por não haver consenso, são identificadas e avaliadas as qualidades desejáveis das diferentes séries de taxa de lucro. É desejável que a série de taxa de lucro tenha relação estável de longo prazo com variáveis de investimento e de produção, apresente movimentos cíclicos, tendência de queda e, em períodos de mudanças bruscas da economia, mostre outliers e quebras. 

No curto prazo, é desejável que a taxa de lucro apresente Granger-causar variáveis de investimento e de produção. Estas qualidades são testadas e avaliadas nas diferentes séries de taxa de lucro. São examinadas as metodologias de estimação da taxa de lucro de Duménil e Lévy (2011), Shaikh (2010), Kliman (2011), Jones (2012), Freeman (2012), Norfield (2012), Bakir e Campbell (2015), Marquetti (2012a), Husson (2010) e Moseley (1991). 

É, então, estimada a taxa de lucro segundo as diferentes metodologias, considerando custos de reposição, custos históricos, em expressão monetária do tempo de trabalho, incluindo e excluindo o capital financeiro, incluindo e excluindo a rotação do capital. 

As séries resultantes são agrupadas conforme o tamanho da amostra e analisadas por meio de instrumental econométrico. Para as séries de taxa de lucro integradas de primeira ordem, aplica-se o teste de cointegração com as séries de investimento e produção de mesma ordem de integração. Também são realizados testes de causalidade de Granger entre essas variáveis. 

Para as séries de maior dimensão amostral, são aplicados modelos de espaço de estados, os quais apresentam resultados convergentes e apontam tendência de queda na taxa de lucro a custos de reposição e irrelevância da política neoliberal na determinação dos movimentos da taxa de lucro. 

Além disso, torna-se evidente que não há uma metodologia de estimação de taxa de lucro que seja absolutamente superior. Para cada problema de pesquisa há vantagens e desvantagens no uso de cada série de taxa de lucro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário