segunda-feira, 22 de abril de 2019

EVOLUÇÃO SOCIOESPACIAL DO MUNICÍPIO DE ITAPOÁ – SC

PUBLICADO EM: 22/04/2019

Resumo: Nesse artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa sobre o processo de transformação socioespacial do município de Itapoá-SC. O estudo teve como foco a caracterização histórica, geográfica e física de Itapoá, com o objetivo de compreender as transformações ocorridas desde sua gênese até os dias atuais

Na recolha dos dados e na análise e interpretação dos mesmos foi utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa bibliográfica e de campo, mediante realização de entrevistas com trinta moradores, nomeadamente representantes da história do município. 

Em linha gerais, o meio técnico informacional auxiliou a identificar, tanto nos registros históricos, quanto nos registros orais o início do povoamento desse território e temáticas relacionadas ao mesmo, bem como as mudanças ocorridas ao longo do tempo e como se configura esse espaço na atualidade. A pesquisa permitiu identificar os impactos causados pelo empreendimento portuário, consequentes transformações e como o espaço vem se organizando nesse contexto. 

Palavras-chave: Socioespacial. Território. Terminal Portuário

Nenhum comentário:

Postar um comentário