segunda-feira, 15 de abril de 2019

Segregação socioespacial em cidades pequenas

PUBLICADO EM 15/04/2019


Resumo
Nesta pesquisa, analisamos as forças sociais e os processos e dinâmicas que levam à segregação socioespacial, com o intuito de compreender a produção do espaço urbano. 
Para a análise do processo de segregação socioespacial nas cidades pequenas de Osvaldo Cruz e Mariápolis, no Estado de São Paulo, usamos como pontos norteadores a presença e/ou ausência dos meios de consumo coletivo e privado (redes de abastecimento e coleta, equipamentos e saúde pública, educação e assistência social, transporte coletivo, comércio em geral, etc.), o estudo da mobilidade, as relações interurbanas e as relações entre o rural/agrícola/urbano. 
O objeto de trabalho recaiu sobre a compreensão das dinâmicas segregativas no contexto da produção do espaço urbano em cidades pequenas. 
O estudo contemplou a estruturação espacial das cidades, as condições de vida de seus moradores e as formas como percebem e apreendem o processo de segregação socioespacial intraurbana, bem como identificou os agentes responsáveis pela produção do espaço urbano, mostrando que as desigualdades socioespaciais derivam não apenas das diferenças socioeconômicas definidas no âmbito da sociedade, mas também do lugar que as pessoas habitam. 
Tomando-se como base a relação entre os processos intra e interurbanos, ou seja, nas relações entre os espaços da cidade e a rede urbana, levantamos a hipótese da existência de segregação socioespacial interurbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário